Crea-SE realiza mais de mil ações de fiscalização no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) intensificou suas ações de fiscalização, com resultados significativos. Foram realizadas 1.075 ações de fiscalização em diversas áreas das engenharias, agronomia e geociências, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade e combater o exercício ilegal da profissão.

Uma das métricas que evidenciam a efetividade desse trabalho é o índice de autuação, que atingiu 12%, resultando em 133 autos de infração emitidos. Além disso, 27 pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão, reforçando a importância da fiscalização para proteger a sociedade dos riscos associados à contratação de pessoas não habilitadas.

Outro aspecto relevante é que em 62 situações, profissionais foram contratados para regularizar serviços após a fiscalização do Crea-SE, demonstrando a importância da atuação do Conselho na garantia da qualidade e segurança das obras e serviços realizados por profissionais registrados.

O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, reforça que a fiscalização é uma ferramenta de valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea. “Primeiramente, a fiscalização verifica se os profissionais estão exercendo suas atividades de acordo com as normas técnicas e éticas estabelecidas para suas respectivas áreas de atuação. Isso ajuda a manter a qualidade e a segurança dos projetos e obras realizados por esses profissionais, o que é essencial para garantir a proteção da sociedade e o desenvolvimento sustentável”, afirma Dilson.

O presidente reforça que a fiscalização combate o exercício ilegal da profissão, garantindo que apenas os profissionais devidamente habilitados possam atuar nas áreas regulamentadas. “Isso valoriza os profissionais registrados no Crea, pois reconhece sua formação acadêmica, sua capacidade técnica e sua responsabilidade ética perante a sociedade”, pontua ele.

Outro aspecto importante colocado pelo presidente Dilson Luiz é que a fiscalização contribui para a valorização dos profissionais ao promover a atualização constante de seus conhecimentos e práticas profissionais. Ao identificar eventuais irregularidades, o Crea pode orientar os profissionais a se adequarem às normas vigentes, incentivando-os a buscar aperfeiçoamento e capacitação contínuos.