Crea-SE promove palestra sobre ‘saúde mental no ambiente de trabalho’

20170210_092126A influência da Saúde Mental no ambiente de trabalho foi o foco da palestra promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE ) na manhã desta sexta-feira (10/2). O evento voltado para os colaboradores ocorreu na sede do Conselho e teve como palestrantes, a acadêmica em psicologia e pesquisadora de neuropsicologia, Caroline Guimarães da Silveira Campos e o médico formado pela UFS e residente em psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fellipe Matos Melo Campos.

Família. Amigos. Saúde. Finanças. Estudo. Sentimentos. Não é uma tarefa fácil deixar o mundo acontecer lá fora enquanto se está trabalhando; separar aspectos essencialmente pessoais, enquanto vivemos nossos momentos profissionais, pode ser uma tarefa dura, e cheia de percalço, mas é necessário fazer essa separação. É o que garante Caroline Guimarães ao destacar a importância do equilíbrio psicológico no ambiente de trabalho como forma de garantir melhor resultado produtivo e maior desempenho das atividades profissionais.

“O fato é que não podemos nos esquecer de que somos seres humanos, e, por isto, em algum momento teremos algo da vida particular que poderá afetar a vida profissional, como o caso de um profissional que está com problemas financeiros, problemas no casamento, com a mãe muito adoentada. Com certeza esses problemas

Acadêmica em psicologia e pesquisadora de neuropsicologia, Caroline Guimarães da Silveira Campos

vão refletir no desempenho diário. Vale salientar que não somos de ferro, mas esta separação (profissional X pessoal) é um discernimento importante”, alerta a acadêmica.

Os transtornos mentais no ambiente de trabalho foi o tema destacado pelo médico, Fellipe Matos. “O excesso de trabalho causa transtornos nas relações do indivíduo, afetando diretamente o comportamento familiar. A psicologia e a psiquiatria são ferramentas fundamentais para auxiliar o indivíduo na boa utilização do seu tempo assim como na cura de patologias neurológicas, o que é extremamente positivo tanto para o

Médico, Fellipe Matos Melo Campos

indivíduo afetado como para a empresa e para os que convivem com este indivíduo”, disse ele ao defender a adoção de políticas efetivas em prol da saúde mental no ambiente laboral, sustentando que tais ações não sejam apenas pontuais, mas implementadas num caráter mais global, de forma articulada com a sociedade.

Para a servidora Elaine Felizola as palestras foram esclarecedoras. “Uma discussão bastante positiva e nos leva a refletir de forma mais clara sobre as nossas relações no ambiente de trabalho, como na vida pessoal. Eu adorei”, pontuou.

Para a colaboradora Ubirangélica Bezerra, esta foi uma oportunidade de promover integração entre os colegas e esclarecer dúvidas sobre a questão mental. “Diante da rotina de trabalho, às vezes acabamos relaxando com relação aos cuidados que o nosso corpo precisa, e o cérebro tem papel fundamental no bom funcionamento de todo o corpo. Portanto, é necessário cuidar da saúde mental também para que tenhamos uma qualidade de vida melhor”, ressaltou.

A gerente de Eventos e Logística, Clarissa Oliveira, informou que esta é apenas a primeira palestra de uma série que deverão acontecer este ano. “Começamos no ano passado com esse projeto de trazer palestra sobre temas relevantes e ligados aos servidores. A iniciativa deu certo e vamos continuar fazendo. A próxima atividade será relacionada ao câncer de pele, em data que ainda será agenda”, disse ela.