Crea-SE promove palestra para profissionais e estudantes de Engenharia de Produção

engenheira civil Ruskaja Cunha Sandri

A convite da Faculdade de Administração e Negócios (Fanese), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) promoveu CREA 207nesta quinta-feira (10/09) uma palestra para profissionais e acadêmicos da área de Engenharia da Produção. A importância do Sistema Confea/Crea; as ações do Conselho na fiscalização e defesa da sociedade, Ética e Legislação profissional foram alguns dos temas em destaque.

Os assuntos foram abordados pela assessora da Presidência do Crea-SE, engenheira civil Ruskaja Cunha Sandri para uma plateia atenta formada por cerca de 150 pessoas. No encontro, o Crea-SE distribuiu entre os presentes , a nova edição do Código de Ética de Bolso dos profissionais do Sistema Confea/Crea, documento que norteia a correção das intenções e ações que constituem o Sistema, estabelecendo um vínculo entre a sociedade e o exercício profissional.

“Nossa função social abrange a promoção da segurança, da qualidade de vida, da sustentabilidade. Para cumprir estes objetivos, a busca por uma padronização da conduta profissional determina que cada um dos elos que compõem a cadeia que

coord. do Curso de Engenharia de Produção, Alcides Araújo Filho

forma a Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, os técnicos e as profissões afins conduzam suas atividades seguindo os princípios éticos”, disse Ruskaja.

CREA 203Aos presentes, a palestrante também destacou às Leis Federais 5.194/1968 e 6496/1977. Quanto à atividade profissional, ação característica da profissão, exercida regularmente, foram abordadas as Resoluções do CONFEA, 218/73 e 235/75, esta última que discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Produção

A engenheira Ruskaja encerrou a palestra focando as atitudes fundamentais para o exercício profissional: “Ética, conhecimento, honestidade e firmeza de propósito, dignidade e honra em defesa do homem e do meio onde se vive”.

Para o coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Alcides Araújo Filho, a presença do Crea-SE, nas atividades acadêmicas, éfoto02 imprescindível. “Com esta proximidade, a sociedade e as gerações futuras são os grandes beneficiados. Uma sociedade sustentável, ética e com foco no ser humano passa, também, pela academia e pelos órgãos representativos da nossa classe profissional. O Crea somos todos nós!”, afirma o professor.

CREA 225Para o engenheiro de produção, Davey Reis Santos, a palestra foi muito valorosa devido ao conteúdo de informações e esclarecimentos que nos foram transmitidos. ´ É de extrema importância  que este trabalho de divulgação das informações necessárias para o Engenheiro de Produção, envolvendo as legislações e normas vigentes que regulam esta profissão, tenha continuidade visto que todos os estudantes do curso estarão cada vez mais informados da sua futura profissão e preparados para atender as necessidades do mercado, respeitando sempre as leis e buscando estabelecer a ética dentro desta profissão”, enfatiza  Davey ao parabenizar o Crea-SE e a Fanese pela iniciativa.