Crea-SE promove curso sobre ART a profissionais da CEHOP

Numa ação de orientação, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) promoveu um curso a profissionais da Companhia  Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP) para esclarecer e tirar dúvidas sobre o preenchimento da  Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A ação é um reforço a campanha nacional lançada este ano, pelo Confea que traz como temática a importância da ART.

O curso ministrado pela engenheira agrônoma, Paula Braz abordou o Sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica acessível ao profissional no site do Crea-SE, os tipos de ARTs e as formas de preenchimentos. A ART é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas. Trata-se de um documento que assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado. “Neste sentido, a ART tem uma nítida função de defesa da sociedade, proporcionando também segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado”, explica a engenheira.

gerente de Projetos da CEHOP, Rosina Vieira

A gerente de Projetos da CEHOP, a engenheira civil, Rosina Vieira destacou a importância do curso, principalmente no que se refere ao preenchimento do documento. “Sei fazer o preenchimento, mas agregar novas informações é fundamental para sanar dúvidas dos profissionais que nos procuram. Muitos profissionais têm dificuldades, especialmente na parte de códigos e por conta de erros que podem ser evitados, o andamento de processos fica prejudicado”, disse ela.

A engenheira também avalia a iniciativa do curso como um passo importante para uma maior aproximação dos profissionais da CEHOP com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). “O Conselho precisa conhecer as nossas dificuldades e anseios e, para isso, é preciso um contato mais amplo com a autarquia, no sentido de que juntos possamos buscar melhorias”, disse Rosina.

A diretora de Projetos e Habitação da CEHOP, engenheira civil, Altina Sandra Medeiros de Brito Garcez disse que o curso foi bastante instrutivo e esclarecedor. “O preenchimento da ART sempre traz dúvidas, por isso é importante está atenta às mudanças e informações que possam agregar mais conhecimento”, enfatiza a engenheira.

Engenheiro civil, Fernando Antonio Faro

O engenheiro, Fernando Antonio Faro Amorim também participou do curso e achou a iniciativa importante. “É importante destacar a utilidade das informações fornecidas por este documento para o profissional, para a sociedade, para o contratante, uma vez que elas auxiliam na verificação do efetivo exercício profissional e na execução das atividades técnicas”, disse ele.