Crea-SE presente no 29º Congresso Brasileiro de Agronomia

11141277_850412861679319_8327701315070661261_oO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende, conselheiros e assessores já estão em Foz do 10481914_850413235012615_218910139349577343_oIguaçu (PR)  para participarem  do XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). O evento promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) começa às 19 horas  desta terça-feira (4/8)  e prossegue até o próximo dia sete. Mais de dois mil engenheiros agrônomos são esperados para o evento, que será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center.

Com o tema, Desafios e Oportunidades Profissionais, os profissionais da área discutirão o futuro da agropecuária no Brasil e a apresentarão alternativas viáveis seguindo uma tendência sustentável, garantido às próximas gerações um ambiente equilibrado e produtivo. ” O CBA acontece a cada dois anos e representa a oportunidade de reunirmos grande parte dos engenheiros agrônomos do País para discutir importantes temas. Este evento, mais uma vez , será marcado por uma maratona de palestras e debates”, enfatiza Arício Resende.

Discussões

11807680_850412845012654_6189437306366603116_oNa grade de discussões, temas bastante pertinentes ao segmento, como a importância da utilização de projetos integrados de produção nas propriedades, resistência de pragas e plantas 11782354_850413178345954_8075951423134013102_oinvasoras, o futuro da biotecnologia, a infraestrutura e logística da agropecuária, aspectos legais na emissão do receituário agronômico entre outros assuntos que afetam diariamente no exercício profissional. Haverá ainda um espaço para apresentação de trabalhos técnico científicos, na forma de pôsteres, com 600 trabalhos de todo o País.

Além das conferências, palestras e apresentação de trabalhos, visitas técnicas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e em propriedades que fazem o uso de recursos sustentáveis para garantir e potencializar sua produção serão feitas.

Para o presidente da FEAPr e coordenador geral do CBA, engenheiro agrônomo, Luiz Antonio Lucchesi, o congresso ocorre na hora e no lugar certo. “A região Oeste do Paraná é uma das mais importantes para a agricultura brasileira e internacional, por conta da diversificação e elevada produtividade, além de oferecer produtos de qualidade hoje levados à mesa do consumidor”.

Para Lucchesi, o CBA é realizado em um momento econômico delicado para o País. Na contramão disso, surge o setor agropecuário, como esteio da economia brasileira, com grandes perspectivas, por conta da segurança da produção, viabilizada por intermédio do conhecimento agronômico sustentado pelos profissionais.

A agricultura é uma atividade que depende do clima, influenciada pelas adversidades do mercado. “O papel do agrônomo é muito importante para minimizar o risco e aumentar a lucratividade e sustentabilidade”. Lucchesi enxerga o CBA como um fórum máximo da agronomia, com o debate de temas importantes e que vão ser um norte para a atividade nos próximos anos.

Para o engenheiro agrônomo, presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, a Confaeab e presidente do 29º CBA, Angelo Petto Neto, desde que o primeiro congresso da categoria foi realizado, em 1935, em Piracicaba, interior de São Paulo, o evento se tornou de importância transcendental ao meio. “O CBA é um momento de discussão, troca de ideias e sobre como as novidades pertinentes ao meio, impactam no dia a dia dos profissionais. O congresso é uma oportunidade que o profissional tem de se atualizar e de se inserir. A união que faz a força da categoria e incentiva a mobilização nos momentos difíceis”, declara.

Além disso, Petto Neto ressalta que o objetivo do evento é valorizar os engenheiros agrônomos para a sociedade, uma vez que são um dos grandes responsáveis pela pujança brasileira na produção e atendimento das demandas mundiais de alimento, fibras e energia. “Os engenheiros agrônomos tem um valor indiscutível para o Brasil”.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CBA)

AddThis Social Bookmark Button