Crea-SE participa de audiência na Assembleia Legislativa sobre queda da Ponte Pedra Branca

Audiência pública na Alese sobre queda da Ponte de Pedra Branca  Foto: Ascom/Alese
Audiência pública na Alese sobre queda da Ponte de Pedra Branca
Foto: Ascom/Alese

A convite da Assembleia Legislativa de Sergipe, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro

Foto; Ascom/Alese
Foto; Ascom/Alese

agrônomo Arício Resende,   participou na manhã desta segunda-feira ( 18/5) de audiência pública na Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transportes e Turismo. Na pauta, a queda da ponte José Américo de Almeida (Ponte de Pedra Branca), no município de Laranjeiras, fato ocorrido há dez dias.

Presidida pelo deputado Augusto Bezerra (DEM), a audiência contou ainda com a participação de deputados; o diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, José Edson Leite Barreto e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Gustavo Defilippo.  De acordo com a Comissão, a reunião teve como objetivo colher dados e informações sobre as possíveis causas que levaram ao desabamento da ponte e, como consequência, ao desabastecimento de água na capital e municípios da Grande Aracaju.

Na ocasião, os deputados questionaram sobre a responsabilidade da manutenção da ponte. Em resposta, o presidente do Crea-SE apresentou a Lei nº 5713/2005, homologada na Assembleia IMG_3420Legislativa, que dispõe sobre a obrigatoriedade, por parte do Estado de Sergipe, de realizar perícias anuais em pontes e viadutos da sua jurisdição. ”Com base na Lei cabe ao Estado fazer a manutenção. A engenharia de Sergipe perdeu uma obra de grande valor histórico por descaso do Poder Público”, disse Arício Resende.

 De acordo com o superintendente do DNIT, Gustavo Defilippo, o órgão só se responsabiliza por pontes e rodovias que estão em pleno uso por

Queda de ponte do povoado Pedra Branca atingiu duas adutoras / Fotos: Victor Ribeiro/ASN
Queda de ponte do povoado Pedra Branca atingiu duas adutoras / Fotos: Victor Ribeiro/ASN

pedestres e automóveis. “A ponte Pedra Branca já estava em desuso nesse aspecto, servindo apenas para passagem de duas tubulações da Deso.”, explica ele. Já o diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Deso Edson Barreto, frisa que o órgão não tinha como prevê o acidente “Em nenhum momento a ponte apresentou sinais que estava na iminência de desabar, uma ponte daquele porte não rompe de uma hora para a outra, para nós da Deso foi um fato atípico”, afirmou ele.

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB) destacou a importância da audiência e solicitou ao Crea-SE, ao DESO  e ao DNIT documentos para fundamentar as apurações. O engenheiro agrônomo Arício Resende ressalta que o Crea vai instalar uma Comissão formada por técnicos e peritos para avaliar e pontuar as causas. Edson Barreto também afirmou que a Deso está trabalhando na elaboração de um laudo para apontar as possíveis causas do desabamento.

Ponte

Construída em 1933, a ponte era situada na BR 101, sobre o rio Sergipe. A obra que limitava os municípios de Maruim e de Laranjeiras desabou no dia 09 deste mês de maio.

Fonte: Com informações da Alese

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.