Crea-SE participa das comemorações pelos 100 anos do 28º BC no Estado de Sergipe

foto04 06O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende prestigiou as comemorações pelos 100 anos do 28º Batalhão de Caçadores. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 28, na sede da instituição, no bairro 18 do Forte e reuniu diversas autoridades. Durante a solenidade, também aconteceram o lançamento do selo comemorativo ao centenário e a formatura de mais uma turma de militares alistados em 2016.

Pres. do Crea-SE, Arício Resende e o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Marco Aurélio Küster de Paula

O comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Marco Aurélio Küster de Paula, destacou a participação do Crea-SE nas ações do Exército Brasileiro em Sergipe, segundo ele o Conselho faz parte desses 100 anos de história no Estado. “Um órgão parceiro como o Crea-SE, não poderia ficar de fora desta noite de tanta alegria. Tenho orgulho em dizer que temos cumprido muito bem todas as nossas missões constitucionais, e isso nos dá um alto índice de credibilidade junto a população. Sem dúvida, para que isso aconteça, contamos com o apoio de instituições como o Crea-SE, no trabalho pelo desenvolvimento do nosso estado e a proteção do seu povo”, afirmou.

O presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende, parabenizou o 28°BC e lembrou que no próximo dia 10 é comemorado o dia do engenheiro militar. “Temos hoje no serviço militar homens que honram a nossa engenharia, desenvolvendo seu exercício profissional com excelência e disciplina, características marcantes, desses homens e mulheres que além de outras atividades oferecem suporte nas ações de infraestrutura e integração nacional. O Crea-SE é parceira do 28º BC, uma  instituição bastante respeitada, para comemorar este marco importante para nosso Estado”, ressaltou.

Histórico

O 28º Batalhão de Caçadores foi criado no Brasil Império, em 28 de fevereiro de 1838, na cidade de Desterro, atual Florianópolis – Santa Catarina. Recebeu, naquela oportunidade, a denominação de 1º Batalhão de Caçadores. Em 19 de abril de 1851, o 1º Batalhão de Caçadores foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro, passando a receber a denominação de 9º Batalhão de Caçadores e, posteriormente, de 8º Batalhão de Caçadores.

Em 18 de agosto de 1888, já com sede na cidade de Cuiabá – Mato Grosso passou a ser denominado 8º Batalhão de Infantaria. Posteriormente, em sete de junho de 1908, extinguiu-se o 8º Batalhão de Infantaria, criando-se, na mesma cidade, o 14º Batalhão de Infantaria.

Em 07 de março de 1917, o 14º Batalhão de Infantaria, já com a denominação de 41º Batalhão de Caçadores, foi transferido para a cidade de Aracaju – Sergipe. Ocupou, inicialmente, as instalações hoje desativadas do Hotel Palace, defronte à Praça General Valadão. Por transformação, o 41º Batalhão de Caçadores deu origem à 19ª Companhia de Metralhadoras Pesadas.

Finalmente, em 31 de dezembro de 1921, extinguiu-se a 19ª Companhia de Metralhadoras Pesadas e criou-se o 28º Batalhão de Caçadores, o qual passou, em 18 de janeiro de 1943, a ocupar as atuais instalações de seu aquartelamento, na colina dos 18 do Forte.  O 28º Batalhão de Caçadores, ainda como 8º Batalhão de Caçadores, participou de diversas campanhas na Guerra da Tríplice Aliança. Ressalta-se a sua participação nas Batalhas de Passo da Pátria, Tuiuti, Humaitá, Itororó, Lomas Valentinas, Angustura, Avaí e Peribebuí.