Crea-SE fortalece ações em defesa do Rio São Francisco durante a 7ª Etapa da FPI/SE

Em mais uma significativa demonstração de comprometimento com a preservação do meio ambiente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participa ativamente da 7ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE). Com seis integrantes atuando nas equipes de Agrotóxicos, Aquática, Flora e Saneamento, o Conselho fortalece sua contribuição na ação que tem como objetivo conscientizar e levar educação ambiental às comunidades do baixo São Francisco.

A FPI/SE é uma iniciativa conjunta coordenada pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual, do Trabalho e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ação integrada reúne quase 200 profissionais de 30 instituições, incluindo o Crea-SE, que atuam em diferentes frentes para fiscalizar e promover medidas de conscientização e educação ambiental.

“O Crea-SE enaltece o trabalho conjunto das instituições envolvidas e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do estado e a valorização dos recursos naturais”, enfatiza o presidente do Conselho, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira.

O Rio São Francisco, conhecido como “Velho Chico”, é o 3º maior rio do Brasil e o 18º maior do mundo. É também o rio mais importante do Nordeste, exercendo um papel crucial na sustentação da vida e economia da região. Sua preservação é de extrema importância para a manutenção do ecossistema e para garantir o acesso à água para milhões de pessoas que dependem de suas águas.

Equipes/FPI

Nesta edição, os técnicos estão divididos em nove equipes com as seguintes funções:

Abate – Fiscaliza a regularidade dos matadouros, laticínios e mercados municipais.Agrotóxicos – Fiscaliza revendas e empreendimentos para verificar a regularidade dos agrotóxicos disponibilizados.
Aquática – Fiscaliza atividades desenvolvidas no Rio São Francisco, a regularidade de embarcações e de construções. Desenvolve atividades de educação ambiental com ribeirinhos e colônias de pescadores.
Espeleologia – A equipe faz diagnóstico de cavernas e busca identificar áreas com a presença de materiais de interesse paleontológico e arqueológico. Também indica medidas necessárias para proteção desses sítios arqueológicos.
Fauna – Resgata animais silvestres em cativeiro ilegal, oferece tratamento e os devolve à natureza ou encaminha para processo de readaptação, além de realizar ações de educação ambiental em escolas e comunidades.
Flora – Fiscaliza desmatamento, retirada e transporte ilegal de madeira, áreas de preservação permanente e a regularidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Gestão Ambiental – A equipe visita gestores e profissionais da área ambiental das prefeituras para dar orientação sobre estruturação ambiental dos municípios e atua em ações de educação ambiental.
Patrimônio cultural e comunidades tradicionais – Visita comunidades tradicionais da Bacia como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, levantando as demandas desses grupos. Verifica a integridade do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios fiscalizados.
Saneamento – A equipe fiscaliza a prestação dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos dos municípios.

Texto: Iris Valéria de Azevedo- Assessora de comunicação do Crea-SE

C/informações da assessoria da FPI