Crea-SE fiscaliza novas instalações do Shopping Riomar

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) encerrou nesta quinta-feira (19/10) a fiscalização das obras de ampliação e da reforma das novas lojas do Shopping Riomar. A nova etapa de expansão do centro de compras será inaugurada no próximo dia 25. De acordo com a gerente de Fiscalização do Conselho, Liliana Pereira Filho, o empreendimento está totalmente regularizado.

‘As empresas e profissionais responsáveis pelos projetos e execução dos serviços estão registrados no Crea, emitiram a Anotação de Responsabilidade Técnica e são devidamente habilitados para exercer a atividade”, confirma a gerente de Fiscalização. Ao todo 34 lojas que passam por reforma e que fazem parte dessa etapa de ampliação do Riomar passaram pela vistoria dos fiscais do Crea-SE.

“Os locatários não podem fazer o que quiser no que se refere a reforma, seja ela simples ou não. “Trocar a pia do banheiro, por exemplo, não exige a contratação de um profissional habilitado. Por outro lado, para colocar uma escada ou construir um mezanino é preciso recorrer a uma análise técnica, assim como fazer uma abertura na parede para instalar um ar-condicionado”, reforça Liliana.

A primeira etapa da expansão do Shopping Riomar foi a construção do edifício garagem, com 28,7 mil metros quadrados de área e o acréscimo de 950 vagas de estacionamento. “Toda essa obra passou pela fiscalização do Crea-SE. Depois foi feita a vistoria das obras de ampliação da estrutura e agora a reforma das novas lojas”, disse Liliana

O presidente em exercício do Crea-SE, Tadeu Maciel ressalta que qualquer intervenção deve atender aos requisitos da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ser comprovadamente documentada. Entre várias exigências, a norma da ABNT obriga o locatário da loja a elaborar projeto e plano detalhado de reforma, especificando as intervenções, profissionais envolvidos e duração.

“A fiscalização precisa estar presente, ser imprescindível em qualquer situação. É uma forma de proteger e garantir a sociedade de que à frente de obras e empreendimentos está um profissional habilitado e reconhecido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua”, afirma Tadeu Maciel.

O Riomar Aracaju começou a funcionar em 1989 e foi o primeiro shopping de Sergipe. É administrado pelos Grupos JCPM e NB Empreendimentos desde 2006. A partir desse período, reformas foram feitas, com o shopping passando por uma total transformação. Agora, está prestes a inaugurar a terceira expansão que corresponde a um espaço para mais 90 novas lojas e uma área total de vendas de 51 mil metros quadrados. A primeira reforma foi em agosto de 2008 e a segunda em maio de 2011.