Crea-SE firma parceria inédita com o Tribunal de Contas para ampliar fiscalização de serviços e obras públicas no Estado.

presidente do Crea-SE, Arício Resende e o presidente do TCE-SE, Carlos Pinna

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) e o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE)  assinaram na tarde desta segunda- feira (10/8) o Termo de Cooperação Técnica que fortalece a parceria para fiscalização da regularidade de projetos e obras públicas executadas pelo Estado e municípios sergipanos. No ato da assinatura, na sede do Conselho, os presidentes do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende e o da  Corte de Contas, conselheiro  Carlos Pinna de Assis  reforçaram a importância da atuação conjunta para o aprimoramento das ações fiscalizatórias.

A parceria tem como objetivo a troca de informações sobre as obras e serviços públicos executados no estado de Sergipe, a fim de permitir a identificação da regularidade na elaboração dos projetos, orçamentos, execuções de obras, fiscalização ou prestações de serviços que envolvam as áreas de Engenharia, Agronomia e atividades afins e

Ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Crea-SE e o TCE-SE

correlatas, em que seja uma das partes as unidades jurisdicionadas pelo TCE/SE

Para o presidente do TCE-SE, a iniciativa representa um momento histórico e de grande importância.  O conselheiro afirma que no momento está em análise pelo Tribunal mais de um bilhão de reais em obras públicas. ‘É um grande volume e que, certamente, passa a ser uma tarefa mais fácil e eficaz com cooperação dos profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe. O Tribunal se sente honrado, gratificado e agradecido por essa cooperação”, reforça Carlos Pinna.

De acordo com o presidente do TCE ao oficializar esta parceria, o Tribunal completa a sua aproximação com os órgãos de maior expressão da representatividade profissional de Sergipe. “Nossa ação não seria completa se não integrasse os engenheiros e os agrônomos, que têm na história do Brasil uma representação muito altiva e reivindicatória TCE CREA (84)em favor de medidas certas e boas, mas também uma representação politicamente definida e eficaz com posicionamentos importantes para a sociedade” reforça o conselheiro.

O presidente do Crea-SE destaca que o Termo de Cooperação Técnica também representa, o  aperfeiçoamento técnico dos profissionais envolvidos e o desenvolvimento de novas metodologias que promovam melhores resultados na execução e controle de obras de Sergipe. “Nossa responsabilidade aumenta. Como órgão fiscalizador temos a obrigação de atuar com responsabilidade e qualidade, pois o resultado do nosso trabalho vai refletir diretamente na sociedade”, disse ele.

Presidente do Crea-SE, Arício Resende

O engenheiro Arício Resende destacou a importância da parceria com o Tribunal de Contas. “Essa ação conjunta com os órgãos públicos é fundamental para qualificar e ampliar as ações de fiscalização das obras públicas. É um trabalho que vai resultar em bons frutos para toda a sociedade”, garante ele.

A assinatura do Termo de Cooperação é uma ação pioneira e que deve ser exemplo para os demais Creas do Brasil. É o que afirma o conselheiro federal do Sistema Confea-Crea, Gustavo Braz. “Arício Resende está de parabéns pela iniciativa”, reforça ele.

O conselheiro Ronald Donald falou das expectativas diante da nova parceria firmada e parabenizou Arício Resende por mais esta ação em favor da engenharia do Estado.

Conselheiros do Crea parabenizam Arício Resende pela iniciativa

Na solenidade de assinatura estiveram presentes Antônio Álvaro de Carvalho, diretor de Controle Externo de Obras e Servidores do TCE-SE: Jorge Bomfim, coordenador de Engenharia do TCE-SE; a diretora de Comunicação e Mídias do TCE-SE, Acácia Trindade; o deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola Damasceno Freitas; conselheiros, funcionários e convidados do Crea-SE.

Fotos: Jorge Henrique