Crea-SE faz vistoria para elaborar laudo técnico sobre desabamento de caixas d’agua em hotel da orla

As causas que motivaram a queda de duas caixas d’agua do Tropical Praia Hotel, situado na orla da Atalaia já estão sendo avaliadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). Na tarde desta quinta-feira (15/3), engenheiros fizeram uma vistoria no local do acidente para colher informações e detalhes que vão fundamentar o laudo técnico.

A queda das Caixas, cada uma com capacidade para 2 mil litros de água, ocorreu na última quarta-feira (14/3)  devido ao rompimento de uma laje que fazia a proteção das caixas de fibra. “Essa vistoria é a primeira etapa de um trabalho que busca garantir um retrato fiel do que ocorreu. Um processo que envolve relatórios fotográficos, aferição de medidas, provas de carga e outros procedimentos. O laudo será feito em parceria com a Defesa Civil e Instituto de Criminalística”, afirma o presidente do Crea-SE , Arício Resende que vai se reunir na próxima semana com representantes desses órgãos para alinhar as ações.

De acordo com Arício Resende ainda é cedo para apontar com detalhes e especificações as causas da queda das caixas d’agua. Porém, em uma avaliação preliminar, ele acredita que o problema foi gerado, principalmente pela falta de manutenção preventiva e corretiva. “Não encontramos registrado no Conselho, nenhuma Anotação de Responsabilidade Técnica referente a serviços de manutenção do hotel que já possui cerca de 20 anos de construído”, disse ele.

“A manutenção predial é tão importante quanto, por exemplo, a revisão do veículo. Isso porque, a preocupação vem do fato de que as edificações não são eternas, têm vida útil e foram dimensionadas para um fim específico. O problema é que a maioria das edificações do País não seguem as normas, por isso temos tantos problemas. Após cinco anos de uso, todo empreendimento deve fazer um check-up preventivo para detectar possíveis anomalias.” É o que ressalta Arício Resende.