Crea-SE: Eleições 2017 encerradas em clima de tranquilidade e transparência

Exatos 1.010 profissionais participaram das eleições do Sistema Confea/Crea/ Mutua que ocorreram nesta sexta-feira, 15 de dezembro. Os eleitores foram às urnas para a escolha dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), além do conselheiro federal – modalidade agronomia-  e diretor geral e administrativo da Mútua/ Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SE.

Apesar da grande movimentação de votantes, o pleito ocorreu de forma tranquila. Ao todo mais de 14 mil profissionais, entre engenheiros, engenheiros agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos agrícolas e industriais vinculados ao Sistema estavam aptos a exercer seu direito a voto.

Para agilizar o pleito foi firmado convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  por meio da Comissão Eleitoral Regional de Sergipe (CER- SE) para utilização de urnas  para as votações, o que assegurou credibilidade, segurança e lisura em todo o processo eleitoral. “O T.R. E disponibilizou 22 urnas, sendo nove eletrônicas e 13 convencionais (lona) para votos em separado. Nos dois locais de votação as urnas funcionaram sem quaisquer problemas.

Na sede do Crea-SE foram instaladas duas urnas (uma eletrônica e uma de lona). Já na sede da AEASE funcionaram 11 urnas (cinco eletrônicas e seis de lona). “Não houve necessidade de substituição. Nenhuma das nove urnas de reserva foram utilizadas”, afirma o gerente de Tecnologia da Informação, Karlos Edwardo Xavier Góis.

Processo transparente

O coordenador da Comissão Regional Eleitoral de Sergipe, engenheiro Civil, José Carlos Tavares Gentil comemorou a tranquilidade do pleito. “Foi uma votação tranquila e transparente, com a participação de vários profissionais que, de forma democrática foram às urnas para exercer seu direito ao voto”, afirma Gentil.