Crea-SE destaca importância do I Fórum Técnico Estadual da Construção Civil

Quando se trata de projetos, hoje só se fala em BIM, uma nova forma de projetar, baseada em modelos 3D ao invés de projetos planificados. Com essa nova técnica, é possível integrar e agregar informações, tornando um projeto visível em um único modelo. O tema foi um dos assuntos em debate no I Fórum Técnico Estadual da Construção Civil que atraiu ao auditório do Sebrae dezenas de empresas, profissionais e estudantes da área da engenharia civil.

O evento realizado na quarta-feira (30/8) com o apoio do Conselho

Palestrante, Ari Monteiro

Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) foi promovido pelo Clube de Engenharia em parceria com a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas e diversas outras instituições e entidades de classe. O mestre em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, Ari Monteiro, não tem dúvidas sobre o futuro do BIM no Brasil, e faz um alerta aos que ainda têm resistência em aprender a operar com o novo sistema: “é irreversível”, afirma.

Em sua palestra, Ari destacou como essa tecnologia vem sendo usada no Brasil. As vantagens e benefícios diretos que tanto construtoras quanto empresas de projeto terão com o uso desse novo sistema. O Fórum também trouxe para debate e reflexão outro importante tema: a “Norma de Desempenho – NBR 15575 – Edifícios Habitacionais” com foco no impacto e nas boas práticas dessa Norma no setor da construção.

SONY DSC

O engenheiro civil, Emerson Meireles de Carvalho destacou em sua palestra, as ações já desenvolvidas em Sergipe para a implantação da Norma de Desempenho que entrou em vigor em julho de 2013. “Desde 2015 estamos realizando cursos e treinamentos. A NBR muda o panorama do setor. As construtoras vão ser chamadas pra fazer produtos de melhor qualidade porque vão ter que garantir o desempenho das edificações. E os consumidores também vão ter que mudar sua forma de atuar no sentido de realizar as manutenções necessárias”, explica ele.

Presidente, em exercício, do Crea-SE, Tadeu Maciel

O presidente, em exercício, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro civil, Tadeu Maciel ressaltou a importância do Fórum enquanto ferramenta para auxiliar os membros da cadeia produtiva do setor da construção e a sociedade, no sentido de esclarecer dúvidas e fomentar informações em torno de importantes temas como BIM e NBR. “É importante incentivar a utilização do BIM, contribuindo assim para a atualização profissional. Ciente do compromisso que tem com a implantação desta nova ferramenta, o Conselho abraçou essa iniciativa da realização do I Fórum Técnico Estadual da Construção Civil”, disse Tadeu.

“A Norma de Desempenho é um gargalo para a construção civil, devido aos questionamentos que

SONY DSC

são feitos quanto à qualidade da construção. A obra hoje tem que atender a NBR. Disponibilizar esse conhecimento ao profissional é uma obrigação das entidades de classe. A ideia é trazer para o canteiro de obras os modernos conceitos que definem matematicamente o conforto e a qualidade de novos empreendimentos.” É que afirma Dilson Luiz, presidente do Clube de Engenharia de Sergipe ao ressaltar o sucesso do I Fórum Técnico Estadual da Construção Civil.

Para o presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas, Luciano Franco Barreto os debates são necessários neste momento, pois visam a valorização da engenharia, a valorização do engenheiro e do arquiteto. “O Brasil vive um momento muito difícil na área da construção. Espero que o interesse que foi despertado pelos engenheiros e arquitetos com a massiva presença nesse Fórum sirva de estímulo a nossa Associação, ao Crea e Sebrae para que novos eventos dessa importância sejam realizados”, disse Luciano Franco.