Crea-SE destaca importância da capacitação para o desenvolvimento urbano sustentável

Desenvolvimento urbano, participação social e iluminação estão entre os temas em pauta no 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo (Arqurb-SE), que acontece até o próximo dia 25, em Aracaju. A programação foi aberta nesta segunda-feira (22), no Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa. Durante dois dias, o evento vai reunir renomados palestrantes para discutir temas atuais e relevantes nas áreas de arquitetura, urbanismo e preservação patrimonial, com enfoque tanto em Sergipe quanto no Brasil.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro Dilson Luiz, ressaltou a importância do Seminário como um espaço de discussão e deliberação sobre temas fundamentais para o desenvolvimento urbano sustentável. Destacou a contribuição vital dos engenheiros e arquitetos na promoção e implementação de soluções que promovam cidades inclusivas, eficientes e coesas.

Para o presidente do Crea-SE, a formação e a atualização contínua desses profissionais são cruciais para responder aos desafios atuais, como a procura de infraestruturas urbanas resilientes, transportes sustentáveis, preservação do patrimônio cultural e do espaço urbano.

A programação diversificada aborda desde arquitetura de alto padrão e de interiores até o uso da inteligência artificial, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora e de ampliação de conhecimentos. No primeiro dia, dois temas pautaram a programação: “Iluminação de edifícios patrimoniais”, ministrado pelo arquiteto e designer de iluminação Gerardo Fonseca, e “Criação da paisagem noturna”, abordado pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Sergipe (IAB-SE), Elson Moisinho.

Para o presidente do IAB-SE, a presença de profissionais de diversos estados em Sergipe durante o Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo (ArqUrb-SE) representa uma oportunidade única para a troca de experiências e conhecimentos, bem como para a construção de um legado significativo para a cidade de Aracaju. Ele também destacou que a participação de várias entidades, incluindo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), é fundamental para promover o debate e a reflexão sobre temas relevantes para o desenvolvimento urbano sustentável. “O Crea-SE sempre foi um parceiro nessas iniciativas, trabalhando em conjunto para promover melhorias significativas no ambiente urbano”, disse Moisinho.