O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) adotou mais uma medida que vai facilitar a vida dos cidadãos ao firmar Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública de Sergipe e a Faculdade Pio Décimo para regularização fundiária  de imóveis em Aracaju.  Neste primeiro momento, a parceria vai viabilizar o andamento de mais de 500 ações de usucapião que estão parados na Defensoria por falta da planta do imóvel.

Defensor público, Raimundo Veiga; Presidente do Crea-SE, Arício Resende e a Vice-presidente da Pio Décimo, Emiralva da Cruz

Por mês, a Defensoria recebe centenas de pedidos de regularização que deixam de ser atendidos porque as pessoas que têm posse dos imóveis, não possuem a planta dos mesmos, documento exigido para que a ação de usucapião seja ajuizada na Justiça. “A planta só pode ser elaborada por um profissional habilitado em engenharia, um serviço que tem um custo alto e que a população de baixa renda não pode pagar”, explica o sub – defensor geral da Defensoria Pública de Sergipe, Raimundo Veiga.

O convênio firmado tem por objetivo resolver esse impasse beneficiando pessoas que não têm condições financeiras de contratar o serviço. Para colaborar com esse projeto social, o Conselho vai aplicar um valor mínimo para os custos da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para que o engenheiro elabore laudos, vistorias, projeto, execução e outras atividades técnicas, necessárias para a regularização do imóvel.

O custo da ART vai ser arcado pela Defensoria Pública. Já a Faculdade Pio Décimo será responsável pelo cadastramento da instituição junto ao Crea-SE para emissão da ART. Com isso,  profissionais e acadêmicos do curso de engenharia da Faculdade serão responsáveis pela documentação que o usuário precisa, a exemplo da planta baixa.

“O Crea-SE é um órgão que fiscaliza o exercício profissional e as atividades da engenharia, mas também é uma instituição que investe na transformação social, através de várias ações, a exemplo deste convênio firmado com a Defensoria Pública e a Faculdade Pio Décimo”,  ressalta o presidente do Conselho, Arício Resende. “Vamos fazer á nossa parte e contribuir para que famílias tenham a chance de realizar o sonho de ter seus títulos de regularização em mãos”, garante ele.

Para a vice-diretora da Faculdade Pio Décimo, Emiralva da Cruz a parceria é uma importante ação social que vai colaborar para resolver uma demanda reprimida de pedidos de regularização de imóveis. “O convênio também garante aos estudantes, futuros profissionais da área da engenharia, a oportunidade de colocar em prática o que aprende em sala de aula. É uma forma de agregar novos conhecimentos e experiência. Todos estão de parabéns”, afirma.

“A parceria vai facilitar o acesso à Justiça dos cidadãos que buscam à regularização de seu imóvel. Um caminho que para muitos é difícil devido à falta de condições financeiras para arcar com os custos que o processo exige. Com esse convênio a situação muda, até porque a Defensoria passa a ter a documentação exigida para ajuizar as ações de usucapião, beneficiando a quem precisa”, ressalta O sub – defensor geral, Raimundo Veiga.

O convênio foi firmado em solenidade realizada nesta segunda-feira (13-06) durante a plenária do Crea-SE. O evento contou com a participação dos representantes da Defensoria Pública, Andréa Tavares (corregedora geral); Richesmy Libório (sub- corregedora) e representantes da Faculdade Pio Décimo; Avani Almeida (coordenadora de estágios e convênios) e Sandro Iuri Valverde (coordenador do curso de engenharia civil), além de conselheiros e colaboradores do Crea-SE.

One thought on “Crea-SE, Defensoria Pública e Faculdade Pio Décimo firmam convênio para regularizar situação fundiária de mais de 500 imóveis em Aracaju

1. ótima a iniciativa, está de parabéns todas as partes envolvidas neste precioso e importante projeto coletivo social. Na condição de Eng.Civil, com especialidades nas engenharias de: Agrimensura , Geodésia e Urbanismo. Aproveito a oportunidade para colocar-me a disposição do projeto como colaborador junto ao Conselho e Instituições envolvidas. Informando que será indispensável para formatação da petição. As Plantas de Situação, Localização, Memorial Descritivo da área e Perímetro com suas distancias e confrontantes, todas georreferenciadas.