Crea-SE busca valorização da Engenharia junto ao Poder Legislativo

Presidente, Jorge Silveira e o deputado estadual, Garibalde Mendonça analisam cenário da Engenharia em Sergipe.

Aprofundar o diálogo entre o Crea-SE e o Poder Legislativo do Estado pautou a reunião entre o presidente do Conselho, Jorge Roberto Silveira e o deputado estadual, Luiz Garibalde Rabelo de Mendonça (MDB). O encontro realizado terça-feira (1/2) na sede da autarquia, também foi marcado pelo alinhamento de ações para a retomada da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento e a formulação de uma pauta da Engenharia para discussão junto ao Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju e entre os temas está o Plano de Cargos e Carreiras dos Engenheiros.

Reunião com o deputado, Garibalde Mendonça ocorreu na sede do Conselho. A Frente Parlamentar de Engenharia foi um dos assuntos em pauta.

Para Jorge Roberto Silveira, a proximidade com a Assembleia Legislativa e demais Poderes Públicos é de extrema importância. “Precisamos ocupar esses espaços para mostrar e reforçar a valorização do trabalho dos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências. São profissionais que estão diretamente ligados ao desenvolvimento sustentável, ao crescimento econômico, ao bem-estar da população e à preservação ambiental. Onde tem Engenharia há geração de riqueza com uso racional dos recursos naturais, segurança para a sociedade, inovação e produtividade. Onde não há engenharia e nem profissional habilitado há prejuízos, desperdício, acidentes e ineficiência”, avalia o presidente do Crea-SE.

O deputado, Garibalde Mendonça reafirmou seu compromisso com o Conselho na ampliação do diálogo com os Poderes Executivo e Legislativo. “Precisamos revitalizar a Engenharia em Sergipe e mostrar sua importância para o desenvolvimento do Estado”, disse o parlamentar que tem vinculação com o Conselho devido à sua formação em Engenharia Civil.

O deputado reafirmou seu compromisso em retomar os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento. “É um espaço significativo para discutir pautas importantes para a classe, massificar que todos os profissionais são respaldados pelo Conselho e, assim, fortalecemos nossa classe diante daqueles que podem colaborar com nosso exercício”, disse Garibalde.

O parlamentar também saiu em defesa do Plano de Cargos e Salários dos Engenheiros, uma questão que foi pautada pelo Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge) representado na reunião pela engenheira Elaine Santana; pela Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASE) representada por seu presidente, Fernando Andrade e pelos engenheiros estatutários. “Hoje são poucos os engenheiros nos quadros do Estado. Tem que ver um Plano de Cargos e Salários dos Engenheiros e como está sendo desenvolvido o trabalho da engenharia em Sergipe. É preciso unir os engenheiros na busca de novas conquistas, principalmente para garantir que os direitos já assegurados sejam respeitados pelo governo estadual e Prefeituras”, disse ele.

Para Manuela Almeida, representante dos engenheiros estatutários, a reunião foi produtiva. “Aqui discutimos questões referentes ao cumprimento do piso salarial e estabilidade na área de engenharia com possibilidade de realização de concurso público para compor o quadro que está bem carente de profissionais. A nossa expectativa é que a pauta desta reunião alcance os objetivos aqui alinhados”, disse a engenheira.