Crea-GO sedia Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil

Começou nesta quarta-feira (20/09), no Plenário do Crea-GO, a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC). Conduzida pela coordenadora nacional da CCEEC, Eng. Civ. Alice Helena Scholl, a reunião segue até o dia 22, com discussões referentes a cinco eixos: Ensino e atribuições profissionais; Sombreamento com outras profissões e outros conselhos; Fiscalização do exercício e atividades profissionais e de responsabilidade técnica; Unificação de documentos; e Valorização profissional. Na reunião, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) é representado pelo conselheiro e engenheiro civil, José Fernando Rolim.

Durante a abertura da reunião, compuseram a mesa diretiva a coordenadora Alice Scholl; o coordenador adjunto da CCEEC, Eng. Civ. Jorge Luiz Lira; o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura do Crea-GO, Eng. Civ. Ricardo Veiga; e o 2º vice-presidente do Crea-GO, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Jovanilson Faleiro, representando o presidente em exercício do Conselho goiano, Geol. e Eng. Seg. Trab. Wanderlino Teixeira.

Também participam da reunião: Giuliano Ribeiro da Silva, do Crea-AC; Victor Correia Vasconcellos, do Crea-AL; José Nildo Cavalcanti, Crea-AM; Heduardo Roger dos Santos, Crea-AP; Antônio de Pádua Júnior, Crea-CE; Pedro Luiz Assad, Crea-DF; Guilherme Augusto Oliveira e Carlos Henrique Costa, ambos do Crea-MG; Ganem Jean Tebcharani, Crea-MS; Rejane Mara Scaravelli, Crea-MT; Antônio Ferreira Neto, Crea-PA; Edmilson Martins; Crea-PB; Clovis D’Anunciação, Crea-PE; Luiz Capraro e Célia da Rosa, do Crea-PR; Jorge de Mattos e André da Costa, Crea-RJ; Neemias Borges, Crea-RO; Emanuel Cristian Tischer, Crea-RR; João Luiz Collares e Cristiane Oliveira, do Crea-RS; Eduardo Silva, Roberta dos Anjos e Giorgio Alves, do Crea-SC;  Luiz Fernando Machado e Benjamin Frederico Andres, Crea-TO; e Lamartine Moreira Júnior, Eliel Oliveira, Diogo Naves e Paulo Roberto Viana, do Crea-GO. A reunião também é acompanhada pelo assistente técnico do Confea, Frederico Ribeiro; e pela assistente técnica do Crea-RS, Cristiane Oliveira.

Entenda – As Câmaras Especializadas dos Creas são instâncias deliberativas que têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades dos Conselhos Regionais, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.

Já as Coordenadorias de Câmaras Especializadas são compostas pelos coordenadores das Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais, conforme a Resolução nº 390/1994. Elas são fóruns consultivos do Confea que têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de ações voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no território nacional e à maximização da eficiência das Câmaras Especializadas, observadas às peculiaridades regionais.