Coordenadorias de Câmaras e Comissões do Crea-SE enriquecem debate no Encontro de Líderes

O 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua reuniu mais de mil lideranças de todo o país.

A delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participou ativamente com importantes contribuições no 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Brasília. O evento iniciado na última terça (15/2) e encerrado nessa quinta (17) reuniu mais de mil lideranças de todo o país, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA

Presidente, Jorge Roberto Silveira: “O Encontro de Líderes fortaleceu e ampliou o diálogo com autoridades dos três Poderes”.

O presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira parabenizou o Confea e toda equipe envolvida pelo sucesso do evento e, em especial pelo rico conteúdo que pautou palestras, painéis e as reuniões do Colégio de Presidentes, Câmaras Especializadas, Comissões e demais Fóruns consultivos. “Foram três dias muito produtivos e aqui destaco o espaço Café & Política, uma iniciativa pautada na Agenda Legislativa do Sistema para 2022. Um espaço importante para o avanço do diálogo com senadores e deputados federais”, enfatiza Jorge Silveira.

Coord. da CEAGR, Engenheiro Agrônomo, João Bosco de Andrade.

A troca de informações, de procedimentos e de experiência profissional pontuaram as reuniões de Câmaras e Comissões. Na Agronomia o foco foi a Fiscalização. “Existe uma grande dificuldade em avançar a fiscalização na área rural. Em muitas regiões o acesso é difícil, o que resulta em custos altos. Nesses três dias de trabalho discutimos a questão e pontuamos diversas alternativas para que o trabalho avance em todo o território”, disse o engenheiro agrônomo, João Bosco de Andrade, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia.

Coordenador do CEEE, André Luis Silva de Araújo.

Na avaliação do Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, André Araújo, o Encontro de Líderes trouxe temas relevantes e atuais de interesse da Engenharia. “Da nossa área especificamente tivemos importantes discussões dobre o PDA, as atribuições profissionais e a questão dos materiais utilizados nos serviços de instalações elétricas, a exemplo de cabos elétricos desbitolados”, afirma André.

Coordenador da Comissão de Ética, Engenheiro Civil Tadeu Maciel Silva Filho.

“É de extrema importância o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea para a engenharia brasileira. É um evento que reúne no mesmo espaço profissionais e lideranças da Engenharia de todo o país. Participo deste evento, com a missão e a responsabilidade de contribuir para as discussões e decisões sobre a ética profissional.  Ética é importante e necessária para o bem-estar de uma sociedade e se aplica a todas as esferas e profissões”, enfatiza o  Engenheiro Civil Tadeu Maciel, coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-SE.

Coordenadora da CEEQGMST, Engenheira Química Patrícia Rodrigues.

“A reunião foi bastante proveitosa com a discussão de muitas propostas para serem desenvolvidas ao longo ano. Com base na pauta apresentada formatamos o Plano Anual de Atividades para 2022”, destaca a Engenheira Química Patrícia Rodrigues, Coordenadora da Câmara Especializada em Engenheira Química, Geologia, Minas e Segurança do Trabalho.

Representante da CCEEST, Eng. Seg. do Trabalho Helder Daniel de Souza Sá.

O representante da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho na Coordenadoria Nacional, Engenheiro de Segurança do Trabalho Helder Daniel de Souza Sá também destacou o sucesso a importância do Encontro de Líderes. “Tivemos uma reunião bastante positiva e dinâmica com foco na responsabilidade e atribuição profissional e, acima, com discussão voltada para o fortalecimento da Segurança do Trabalho. Estou muito satisfeito em poder participar e contribuir”, afirma Helder.

Coordenador da CEEMM, Eng. Mecânico Antônio Carlos de Magalhães.

O Engenheiro Mecânico Carlos Antônio de Magalhães, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica enfatizou o sucesso do evento e a importância das discussões. “Na Nossa Câmara foi realizado um amplo debate, com boas propostas para o fortalecimento da nossa área profissional. Sem dúvida saímos desse encontro com novas ideias e projetos”, disse ele.

Coord. da CEEC, Engenheiro Civil Luiz Diego Vieira Lopes

Para o Engenheiro Civil Luiz Diego Vieira, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SE, O Encontro de Líderes é um evento representativo para toda a Engenharia. “ Nesse encontro definimos as diretrizes para as próximas reuniões e criações de grupos de trabalhos em que cada coordenador regional oferece sua contribuição para tornar cada vez mais forte nossa engenharia civil, bem como defender a sociedade de obras que possam trazer riscos à saúde e a vida das pessoas”, disse Luiz Diego.

Coord. da CCEEGM, Geólogo Gustavo Nunes de Araújo

“O encontro foi fantástico, onde quem sai ganhando é a sociedade em geral.. Na reunião da  CCEGM foram pontuados itens de grande relevância, dentre eles, fiscalização das áreas de riscos geológicos, fiscalização das atividades voltadas para a mineração, convênio entre a ANM e o Sistema Confea/Crea. Foram três dias de trabalho intenso e com resultados satisfatórios”, avalia o representante da Câmara Especializada de Geologia e Minas, o geólogo Gustavo Nunes de Araújo.