Coordenadoria de Elétrica do Crea-SE participa de reunião extraordinária em Brasília

Alexsandro Meireles Menezes -cord.CCEEE

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho e5d3abb1-1364-42b0-93e3-6c9e0c1fc1d7Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) , Alexsandro Meireles Menezes participa, em Brasília, da última reunião extraordinária nacional do ano de 2015. Nesse encontro que vai até quarta-feira (25), será divulgada a Carta de Palmas, elaborada no workshop da modalidade, realizado no início de outubro na capital do Tocantins. O documento trará posicionamentos recentes dos engenheiros eletricistas sobre temas relevantes para a sociedade.

Na abertura dos trabalhos, foram apresentados os informes sobre as atividades de cada um e, de maneira geral, reafirmaram  a 4140bf57-a8c1-423b-9d11-d61a2ad96c1aimportância de se estabelecer um CCEEE (1)procedimento único a ser adotado em todo o país quanto à fiscalização e encaminhamento de processos. Para  o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), eng. eletric. Alfredo Marques Diniz, um dos itens mais importantes da pauta trata da participação do Conselho Federal junto às Agências Reguladoras. “Nós, do Confea, prestamos serviços à sociedade, por isso a importância de termos assento junto aos conselhos dos órgãos do governo, como Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, defende o coordenador.

Diniz adiantou ainda que nessa reunião extraordinária, que vai até quarta-feira (25), será divulgada a Carta de Palmas, elaborada no workshop da modalidade, realizado no início de outubro na capital do Tocantins. O documento trará posicionamentos recentes dos engenheiros eletricistas sobre temas relevantes para a sociedade.

Retrospectiva
O coordenador ainda destacou o Encontro Nacional da Elétrica, realizado em maio no Rio de Janeiro, quando foi assinada a Carta dos Engenheiros Eletricistas na Busca da Autoridade da Engenharia Nacional. “O encontro reuniu cerca de 200 profissionais da engenharia elétrica de todo o Brasil, cada qual com sua visão regionalizada e a oportunidade de discutirmos o atendimento das exigências legais face às peculiaridades de um país continental como o nosso”, disse Alfredo. A Carta dos Engenheiros Eletricistas na Busca da Autoridade da Engenharia Nacional prevê, entre outros temas, a participação do Sistema Confea/Crea nos Conselhos de Consumidores das Agências Reguladoras e a cooperação técnica entre o Sistema e a Aneel, Anatel, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Carta lembra também sobre a necessidade de fiscalização da atuação das concessionárias no mercado de manutenção e instalações elétricas e a posição contrária à Resolução nº. 581/2013 da Aneel.

Dia do Engenheiro Eletricista
No dia em que teve início a reunião extraordinária, 23 de novembro, também se comemora o Dia do Engenheiro Eletricista. O Sistema Confea/Crea e Mútua reúne mais de 458 mil desses profissionais. O coordenador da elétrica lembrou a data homenageando Teodomiro Santiago. “Nesse dia 23 de novembro agradeço ao mentor do primeiro curso de engenharia elétrica do Brasil, Teodomiro Santiago, nascido em Itajubá (MG), que no ano de 1913 fundou a hoje conhecida Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (UniFei)”. Diniz lembrou que o Crea-MG, há dois anos, no centenário da universidade, concedeu o título de engenheiro eletricista honoris causa ao fundador.

Fernanda Pimentel e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea