Construção a seco – uma forma sustentável de construir

De grande importância no desenvolvimento do país, a construção civil é uma das indústrias que mais impactam o meio ambiente. Esse setor extrai 2/3 da madeira natural e utiliza mais de 50% dos recursos naturais do planeta, que em sua maioria não são renováveis. Além disso, o processo produtivo de materiais de construção, o desperdício e os resíduos gerados ao final de uma obra também são nocivos ao ecossistema.

Uma forma de minimizar o impacto das obras no meio ambiente é utilizar a construção a seco. Também conhecido como drywall, esse sistema possibilita que a execução no canteiro de obras utilize pouco ou quase nada de água. Essa técnica além de ser sustentável e econômica, possui um alto padrão de qualidade, pois combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica.

“A construção a seco ocupava principalmente empreendimentos comerciais, mas aos poucos as residenciais estão aderindo a utilização do drywall. Esse sistema de chapas neutraliza odores e promove melhor conforto acústico, além de contribuir na qualidade do ar do ambiente”, afirma Ricardo Gomes, diretor da ­ Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE).

Na construção a seco é preciso tomar alguns cuidados especiais no momento da instalação, como observar a correta especificação do produto, analisar desempenhos térmico e acústico, reciclagem e, principalmente, obedecer rigidamente às normas técnicas vigentes para cada tipo de sistema ou produto.

Fonte: BrasilEngenharia.com


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.