Confea e presidentes de Creas alinham condutas em relação à saída dos técnicos

A 4ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mutua, na sede do Crea-MG,  encerrou nesta sexta-feira (3/8). Durante três dias foram colocados em pauta importantes temas de interesse da área tecnológica que resultaram em ações e propostas que serão avaliadas pelo plenário do Confea.  Os procedimentos que devem ser adotados pelos Regionais no processo de transição da saída dos técnicos do Sistema foi um dos principais focos do encontro.

O presidente do Confea, engenheiro civil,  Joel Krüger reforçou que

Presidente do Confea, engenheiro civil, Joel Krüger

ainda neste ano serão feitas as transferências de dados e financeiros. “Precisamos virar a chave em relação ao novo Conselho Federal dos Técnicos até para que todos os Creas saibam o real impacto da saída desses profissionais em cada Regional”, disse ele. Para tanto, o presidente Joel anunciou a criação de uma comissão interna do Confea composta pela Superintendência de Integração do Sistema (SIS), Procuradoria Jurídica (Proj), Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e a Chefia de Gabinete para juntamente trabalhar com uma equipe composta pelo Conselho Federal dos Técnicos (CFT) para cuidar dessa transição.

“Também convidamos alguns presidentes de Creas para compor essa comissão”, complementou. Foram nomeados para participar, o engenheiro eletricista, Luiz Cosenza (Crea-RJ), engenheiro agrônomo, Ari Geraldo Neumann (Crea-SC),  engenheiro  civil, Antônio Carlos de Aragão (Crea-PB) e um representante da Mútua. Na segunda-feira (6), o GT estará reunido no Confea. A idéia é que os representantes do novo Conselho apresentem um cronograma e um plano de ação para transição.

Na avaliação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva, a reunião foi bastante positiva, principalmente do ponto de vista de esclarecimento e informações . “ Nesse momento de transição dos técnicos do nosso Sistema precisamos alinhar ações e procedimentos para que o processo ocorra de firma tranqüila e dentro dos prazos estabelecidos, até porque até que os Conselhos  estejam definitivamente instituídos, conforme determina a legislação, os técnicos ainda se encontram registrados no Sistema Confea/Crea e a fiscalização continua sendo exercida pelos Creas”, enfatiza Arício Resende.