Comitiva do Crea-SE participa de ação parlamentar na Câmara dos Deputados

Ação Parlamentar promovida pelo Sistema Confea/Crea lota auditório da Câmara dos Deputados

Ao lado de lideranças do Sistema Confea/Crea, a comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participou na manhã desta quinta-feira (12) de  ação parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mais de 350 pessoas, entre políticos e profissionais da área tecnológica lotaram  o auditório Nereu Ramos para discussão de questões vitais de interesse da engenharia, da agronomia e Geociência, a exemplo da PEC 108/2019; engenharia como carreira de Estado; federalização; exercício ilegal da profissão; qualidade do ensino e Lei de Licitações .

Profissionais do Crea-SE participam da Agenda Parlamentar e discutem o andamento da PEC 108 na Câmara dos Deputados

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva a ação parlamentar alcançou seus objetivos. “ Estreitar o canal de diálogo entre o Sistema Confea/Crea  e o Congresso Nacional é fundamental neste momento onde importantes projetos que afetam a nossa área está em tramitação. É preciso que a Engenharia tenha  presença forte no parlamento e o Confea tem trabalhado neste sentido . Este canal de entendimento com senadores e deputados federais precisa estar inteiramente desobstruído para que tenhamos avanços na negociações e esclarecimentos, principalmente em relação a PEC 108”, avalia Arício Resende.

Pres. do Crea-SE, Arício Resende: É fundamental que a Engenharia marque presença no parlamento

O presidente do Confea, engenheiro civil,  Joel Krüger chamou atenção dos presentes para a Proposta de Emenda Constitucional que propõe a desregulamentação do poder de polícia e de fiscalização dos conselhos profissionais. “Nossa preocupação é grande com a PEC 108/2019, principalmente agora que o assunto ganha atenção prioritária do governo federal. Desregulamentar as profissões irá   gerar prejuízos para a sociedade que ficará desprotegida”, alertou.

Presidente Joel Krüger fala para os 350 presentes no Auditório Nereu Ramos

Em sua participação no dispositivo do auditório Nereu Ramos, o coordenador do Colégio de Presidentes, Antônio Carlos de Aragão, ressaltou a importância da “sintonia” entre o Sistema e o Congresso Nacional. “Essa parceria entre os parlamentares e o Confea contribui para o nosso objetivo comum que é o de trabalhar para o bem da sociedade”. Aragão afirmou ainda que os parlamentares “podem contar com as lideranças, assim como sabemos que podemos contar com os senhores”.

Comitiva do Crea-SE

Parceria que, no caso do presidente Joel Krüger e do deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR), envolveu até mesmo a seara profissional. Lembrando que, quando prefeito de Curitiba,  convidou Joel para ser seu secretário municipal de trânsito, Fruet afirmou que é inconcebível que a credibilidade das profissões regulamentadas esteja sob a ameaça da PEC 108/2019. “Quando prefeito, demos fé pública aos profissionais de engenharia”, lembrou, afirmando que esse diálogo com o Crea decorreu da sua aproximação com Krüger. Fruet lamentou também que essa luta, hoje, represente “uma luta da lógica contra discursos insanos, exigindo mobilizações como essa”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG)

Ponto de vista similar ao do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais, deputado Rogério Correia (PT-MG). “Vocês estão fazendo o que deve ser feito  para a defesa dos profissionais e do povo brasileiro”, disse, conclamando a “barrar” o andamento da PEC, novamente colocada como prioridade pelo governo, “como a vitória que conseguimos fazer no ano passado, quando o debate não foi levado à CCJ, uma vez que essa PEC aposta na desordem, na precarização dos serviços e na insegurança generalizada, já que o Estado não faria essas atividades que deixariam de ser feitas pelos conselhos profissionais”. Correia afirmou que agendará com os presidentes da Câmara e do Senado e pediu apoio já garantido pelo presidente Joel Krüger, ao PL 550/2019, que versa sobre a segurança de barragens.

Já o vice-presidente do Confea, Osmar Barros, agradeceu ao Parlamento e às lideranças. “Estamos vendo que o respeito que temos pelos parlamentares é recíproco, uma vez que fomos recebidos nos gabinetes e estamos contando com a presença deles aqui no nosso evento.  Tenho certeza de que tanto o Parlamento quanto o Sistema estão ao dispor um do outro. Estamos todos em prol do bem comum”.

Encerrando a audiência no Nereu Ramos e agradecendo a presença das lideranças do Sistema, o presidente Joel Krüger sinalizou que o trabalho será intensificado junto ao Parlamento. “Não paramos aqui, vamos avançar no bom debate ao longo do ano”, pontuou.