CIAM, convênios, congressos e homenagens foram os assuntos na manha de terça-feira no CP

Teve início na manhã desta terça-feira, 15, o segundo dia da Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece até amanhã, quarta-feira, 16, em Foz do Iguaçu (PR). Dando continuidade aos trabalhos, o primeiro ponto avaliado foi a apresentação da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), sobre a realização do Encontro Nacional de Engenharia de Minas (Enegep), que acontecerá de 7 a 10 de outubro, em Curitiba (PR).

Por proposição do presidente do Crea-RN, Modesto Santos, com base na Resolução nº 473, de 26 de outubro de 2002, que determina que o Confea deve subsidiar passagens e diárias dos conselheiros dos regionais quando da participação em eventos de algumas modalidades da Engenharia, teve encaminhamento, a proposta de apoio do federal para o evento em questão.

Em seguida, o presidente do Crea-BA, Antônio Amigo fez apresentação de material visual sobre o evento de formalização do convênio entre o seu Conselho e a Funasa. Por fim, apresentou proposta para o Confea viabilizar a realização de um seminário sobre a celebração de convênios de interesse social, como o que foi feito com a Funasa. A proposta foi aprovada e seguirá para os encaminhamentos necessários.

Também foi aprovada a proposta do presidente do Crea-DF, Flávio Correia de Souza, de modificação do §2º, do artigo 6º da Resolução nº 530/2011 do Confea, no sentido de substituir pessoa jurídica de direito público, por pessoas jurídicas pertencentes à Administração Pública.

Em seguida o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, fez um longo e detalhado relato sobre a participação da delegação brasileira na reunião da Comissão de Agrimensura, Agronomia, Geologia e Engenharia para o Mercosul (CIAM), que aconteceu em Mendoza, na Argentina, de 13 a 15 de março. No relato, o presidente Joel disse que o encontro teve discussões tensas e destacou como a principal, a reivindicação da coordenação adjunta da comissão brasileira, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Como ponto positivo do encontro destacou a inclusão da Engenharia Química no grupo.

Com relação à reivindicação do CAU, rejeitada por todos os presidentes do CP, o presidente José Mário de dizendo internacionalista, defendeu que, por meio do GT estrangeiros, fossem realizadas reuniões e outras tratativas com os países que fazem fronteira com o Brasil, no sentido de impedir que o CAU subsidie os representantes e assuma uma atribuição que, por direito, pertence ao Sistema Confea/Crea. “Precisamos que o GT estrangeiro trabalhe no sentido de subsidiar os representantes do Sistema para que possam defender os interesses do Conselho”, defendeu. Embora concordando com o presidente a proposta do presidente José Mário, Joel, que também coordena o GT estrangeiros, explicou que o plenário do Confea ainda não homologou a composição de alguns GT, dentre os quais, o estrangeiros. Diante do exposto pediu ao coordenador do CP, Jorge Silveira, para verificar a questão junto ao Confea.

O ponto seguinte da reunião foi a homenagem prestada pelo presidente do Crea-PA, Antônio Carlos Albério, aos oito presidentes dos Creas que este ano, completam 80 anos de criação, incluindo o seu próprio. A homenagem foi feita com a entrega de uma placa alusiva a data, aos presidentes dos Creas São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Após a entrega das placas, o presidente Albério anunciou que faria uma pequena homenagem a todos os presidentes dos demais Creas, com uma placa onde foi escrito “Você faz parte desta história”.

Fotos: Sílvio Vera

Com informações de Dilma Moura – ASC do Crea-PE