Cerimônia de posse de Arício Resende é marcada por homenagens e prestigiada por lideranças da área tecnológica

Numa solenidade concorrida e muito prestigiada, o engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva foi empossado na noite de sexta-feira (9/3) no cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe para o triênio 2018/2020. Ele recebeu o Termo de Posse das mãos do presidente do Confea, engenheiro civil, Joel Krüger em cerimônia realizada no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (EASE) que reuniu lideranças do Sistema Confea/Crea/Mútua; conselheiros, autoridades, personalidades públicas, representantes de entidades de classe e servidores.

Confira os melhores momentos no  álbum de fotos do Facebook

Arício Resende e Joel Krüger

Arício Resende iniciou seu discurso reafirmando seu compromisso com a valorização profissional e fortalecimento da área tecnológica. “A Engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social. As contribuições da Engenharia para o desenvolvimento da humanidade são enormes” ressalta o presidente Arício. Na sequência, chamou a atenção para a necessidade de uma parceria firme e unida em defesa da soberania nacional, o capital tecnológico e empresas nacionais.

“O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia vive um novo ciclo que traz grandes expectativas de mudanças e posicionamentos. Essa fase exige de cada um de nós compromisso, trabalho e, acima de tudo, soma de esforços junto ao presidente Joel Krüger. Defendemos um Sistema profissional unido, fortalecido e presente nos debates e decisões que envolvam o desenvolvimento nacional e as políticas públicas”, disse o presidente do Crea-SE.

Durante a cerimônia, Arício Resende fez uma rápida explanação das ações implantadas em seu primeiro mandato e os projetos que vão nortear os próximos três anos de gestão. “Vamos trabalhar e investir, principalmente na fiscalização cobrando a presença dos profissionais nos empreendimentos e serviços e tirando de circulação os conhecidos ‘canetinhas de ouro’ que tanto denigrem a imagem do Sistema”, enfatiza ele.

Arício Resende presta homenagem aos servidores

Na solenidade, o presidente do Crea-SE agradeceu a presença dos 10 presidentes dos Conselhos Regionais e todas as autoridades e personalidades presentes e aproveitou para fazer uma homenagem especial a todos os servidores do Crea-SE. “Hoje trabalho com uma equipe de 57 colaboradores e aqui quero registrar minha profunda gratidão pelo desempenho e compromisso de cada um. Sem o apoio desses servidores não teria alcançado as metas estabelecidas em meu primeiro mandato. Agora volto a pedir a colaboração de todos para atender os compromissos de campanha e os desejos dos profissionais”, disse Arício Resende.

Joel Krüger defende soberania nacional e agradece Arício pelo apoio

Já o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil, Joel Krüger iniciou seu discurso falando da trajetória e da parceria com o presidente Arício Resende. “Aproveito esse momento para agradecer Arício pelo apoio e pela confiança. Eu tive 72% dos votos em Sergipe. Agradeço a todos os profissionais que participaram desse processo democrático. Vamos estar juntos na gestão do Conselho Federal, nessa gestão que vamos procurar trabalhar com ética, com mudança e modernidade que foi nosso compromisso de campanha”, afirma Joel.

O presidente do Confea reforçou a necessidade de preservar e defender a soberania nacional. “Precisamos colocar o Brasil na vanguarda da engenharia, da agronomia, das geociências. Nós não devemos nada para qualquer outro País em termos de qualidade da engenharia. A eleição terminou dia 15 de dezembro. Não importa que apoiou quem e quem votou em quem. Precisamos agora estar juntos e unidos pacificando nosso sistema profissional em defesa da valorização das nossas profissões e das nossas empresas de engenharia para que possamos trabalhar pela qualidade de vida do povo brasileiro”, defende Joel.

Pres. do Crea-GO, Francisco Almeida

O presidente do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes, engenheiro agrônomo, Francisco Almeida falou sobre a necessidade de uma fiscalização proativa e preventiva. “Não podemos admitir mais que os ‘canetinhas de ouro’, os aproveitadores que denigrem a imagem do nosso Conselho continuem atuando. Nós temos a missão muito importante que é mostrar para a sociedade que quando contrata um profissional da nossa área está contratando segurança, qualidade, economia e produtividade. É uma missão difícil, mas com o apoio do Confea vamos conseguir mostrar a sociedade que somos verdadeiros promotores do desenvolvimento sustentável”, disse.

O diretor- presidente da Mútua, Caixa de Assistência, engenheiro civil, Paulo Roberto de Queiroz Guimarães falou da satisfação em prestigiar a posse do presidente Arício Resende e destacou a importância das parcerias com Creas e de novos produtos e serviços oferecidos aos associados. ”Há cinco anos estamos trabalhando para a implantação do SisART, um sistema que visa a integração das informações de ARTs de todo o território nacional através da padronização dos formulários de preenchimento, além da centralização em uma base de dados nacional” explicou Paulo Roberto ao acrescentar que o sistema trará ferramentas para gerenciamento de regulamentos, monitoramento por empreendimentos, georeferenciamento, consultas e relatórios diversos, tornando-se a principal fonte de dados do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Texto: Iris Valéria de Azevedo-Assessora de Comunicação do Crea-SE