CCSS analisa processos de prestação de contas

A Comissão Permanente de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) reuniu-se em Aracaju (SE), no período de 6 a 8 de março, em seu segundo encontro de 2013, para analisar processos dos Conselhos Regionais (Creas) e das entidades de classe.

Luís Quitério, Gustavo Braz, Jurandi Machado e Geraldo Pereira

Criada com o objetivo zelar pelo equilíbrio administrativo-financeiro e propor ações voltadas para a sustentabilidade do Sistema Confea/Crea e Mútua, a CCSS, entre suas atribuições, deve supervisionar estudos para atualização de valores de anuidades, multas e serviços, além de propor e deliberar sobre medidas econômico-financeiras voltadas à reestruturação organizacional do Sistema.

Segundo o coordenador da CCSS na ocasião, conselheiro federal pelo Acre, tec. mec. Luís Eduardo Castro Quitério, “pelas atribuições, essa é talvez a mais importante comissão permanente em relação ao controle das prestações de contas e à sustentabilidade financeira do Sistema, pois cabe à CCSS averiguar se os Creas estão cumprindo as deliberações institucionais do Confea”.

Luís Quitério, Gustavo Braz, Jurandi Machado e Geraldo Pereira

Durante a reunião, foram analisados 24 processos referentes a prestações de contas de Conselhos Regionais e entidades de classe, além de solicitações sobre o Prodesu, para auxílio financeiro e para prorrogação de prazo de projetos já em andamento.

No calendário da comissão, há reuniões agendadas por todo o Brasil. “Interagir, conhecer as estruturas, os funcionários, seus presidentes, coordenadores de câmaras é o nosso objetivo. A ideia de fazer fora de Brasília é exatamente esta, conhecer as realidades regionais e esclarecer sobre a atuação da CCSS”, explicou o conselheiro federal por Sergipe e coordenador adjunto, eng. mec. Gustavo Braz.

Essa interação é importante, sobretudo, para “balizar melhor os julgamentos”, afirmou Quitério. Ao conhecer os Creas, número de inspetorias, tamanho do Estado, distâncias dos deslocamentos para fiscalização, é possível fazer uma avaliação mais segura e condizente com as realidades locais.

*Devido ao Mandado de Segurança Coletivo nº 2001.34.00.010970-1, a CCSS passou a contar apenas com o conselheiro federal Gustavo Braz, que assumiu a coordenação.

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação