Caso Coroa do Meio: Engenheiro responsável por prédio que desabou tem registro profissional cancelado

Corpo e Bombeiros no momento do resgate das vítimas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe

(Crea-SE) com base no artigo 75 da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, decidiu cancelar o registro profissional do engenheiro civil, Antônio Carlos Barbosa de Almeida por má conduta pública. O profissional era o responsável pela construção de um prédio no bairro Coroa do Meio, zona sul da capital, que desabou em 19 de julho de 2014. No acidente, quatro pessoas de uma mesma família ficaram soterradas, entre as vítimas uma criança de onze meses que morreu logo após ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.

Presidente do Crea-SE, Arício Resende

A conclusão do processo foi apresentado a imprensa na manhã desta sexta-feira (21/10) pelo presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende. Ele detalhou os procedimentos adotados no decorrer do processo. O processo sobre o caso foi apreciado pela Câmara Especializada de Engenharia Civil e pela Comissão de Ética Profissional tendo como base o laudo técnico elaborado pela Comissão de Peritos instalada pelo Conselho para apurar e apontar as causas que resultaram no desabamento do prédio.

unnamed“Os fatos apurados no processo obedeceram todos os trâmites legais com ampla defesa e oportunidade de contraditório”, ressalta o presidente do Crea-SE ao lembrar que no laudo ficou constatada uma associação de falhas no projeto e execução da obra. “Ocorreram erros no dimensionamento de fundações e estrutura de concreto armado do prédio, que resultaram no desabamento da obra que estava em fase final de construção”, afirma o presidente.

Desabamento

O desabamento do prédio ocorreu na madrugada do dia 19 de julho de 2014. Quatro pessoas de uma mesma família que dormiam na parte superior do imóvel ficaram soterradas embaixo de toneladas de escombros. As vítimas foram o servente de pedreiro, Josivaldo da Silva, 24 anos, a esposa dele, Vanice de Jesus, 31, a filha dela, Ane Gabriele de Jesus, 8 anos, e o filho do casal, Ítalo Miguel, de 11 meses, que não resistiu e morreu logo após ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.