Carta de Brasília marca encerramento da Conferência Internacional da Água e Energia

encerramento01O último dia da Conferência Internacional Água e Energia foi marcado pela aclamação da Carta de Brasília, que sintetiza as propostas e conclusões do evento.  De acordo com o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, o documento reflete o pensamento dos profissionais da área tecnológica acerca das questões relativas a água e energia. “A Carta de Brasília foi discutida e elaborada a fim de ter em seu conteúdo todas as colocações feitas nas palestras desses três dias, ela é uma síntese dessa conferência”, afirmou.

Assista à leitura da Carta de Brasília

encerramento02

No documento os profissionais da área tecnológica se comprometem com ações que priorizem o fornecimento sustentável de energia, água potável e sistemas de tratamento de água.

foto10A Carta de Brasília defende implantação de soluções sustentáveis no fornecimento de águas e energia de acordo com as necessidades, prioridades locais e regionais, e as condições culturais e capacidades humanas e financeiras existentes. O Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas também pautou o conteúdo da Carta, que defende a redução drástica da geração de energia por meio da combustão de recursos fósseis que deverão ser substituída por fontes limpas sem emissão de gases de efeito estufa.

encerramento05O documento foi assinado pelos presidentes do Confea, José Tadeu da Silva, e da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi), Jorge Spitalnik; e os representantes da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi), Edemar Amorim, e da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Celso Ternes Leal. Essas entidades foram responsáveis pela realização da Conferência, que reuniu cerca de 500 pessoas entre os dias 27 e 29 de julho, em Brasília. Nesse período foram ministradas mais de 20 palestras por especialistas de renome internacional, a fim de coletar contribuições para o Fórum Mundial da Água, em 2018.

Leia a Carta de Brasília

Português | Inglês | Espanhol

Rumo ao Fórum Mundial da Água 2018

Já com foco nos debates futuros sobre sustentabilidade, os participantes da conferência internacional assistiram à ConfInter_PauloSallesapresentação do presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, sobre as perspectivas para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília entre 18 e 23 de março em 2018. “O fórum não é um evento, mas um processo definido por estratégias que tem como proposta fazer com que a água suba para o topo da agenda política do mundo”, ressaltou.

Na oportunidade, Salles parabenizou a realização da conferência reconhecendo o esforço e a iniciativa das instituições organizadoras. “Considero esta conferência um preparatório para o debate maior que será o Fórum Mundial”. Também lembrou que o Confea se faz presente na agenda de debates do setor na medida em que passa a integrar o Conselho Mundial da Água, organização que visa criar ambiente para facilitar debates e trocar experiências, além de procurar definir uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gerenciamento de recursos hídricos. “Tenho certeza de que os engenheiros darão contribuições para os debates do Conselho Mundial da Água”, enfatizou Salles.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.