Carta aos Candidatos com propostas da Engenharia é destacada em Sessão do Crea-SE

Presidente Jorge Silveira apresenta aos conselheiros Carta aos Candidatos 2022

A Carta aberta aos candidatos políticos 2022 lançada pelo Confea no dia 14 deste mês foi um dos assuntos em pauta na Sessão Plenária do Crea-SE realizada nesta segunda-feira (19) na sede do Conselho. O documento fundamentado em subsídios técnicos traz propostas da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, tendo como parâmetro os pilares infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional, em consonância com os eixos temáticos do 11º Congresso Nacional de Profissionais.

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DA SESSÃO

Sessão Plenária do Crea-SE reúne conselheiros e convidados na sede do Conselho

A Carta tem como destinatários, os candidatos à Presidência da República, ao Governo, Senado, além de deputados federais e deputados estaduais. “É um documento que reafirma o compromisso do Sistema com o país e com a sociedade”, ressalta o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira. A Carta foi disponibilizada aos conselheiros que analisaram e aprovaram as propostas pontuadas. “Vamos apresentar a Carta aos candidatos que estão em disputa eleitoral em nosso Estado”, afirma Silveira.

A Sessão Plenária contou com a presença do Superintendente do Confea, Osmar Barros. Nesta terça-feira, o Superintendente participa do lançamento do Fórum de Ensino Superior do Crea-SE. Na ocasião vai ministrar palestra sobre “Atribuição profissional e a implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)  para os cursos de graduação em Engenharia e Tecnológico”.Também participaram da reunião a conselheira federal, Michele Costa Ramos e os conselheiros federais José Miguel Lima e Gilson Queiroz Filho.

Secretário de Infraestrutura de Aracaju, Sérgio Ferrari

A Sessão também recebeu um convidado especial, o secretário de Infraestrutura de Aracaju e presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Sérgio Ferreira que apresentou um panorama das obras na capital sergipana.Em sua explanação, o Secretário destacou que no período de 2017 até o momento, 97 obras foram concluídas na cidade e que outras 38 estão em fase de execução, a exemplo da ponte Juscelino Kubitscheck, situada sobre o Rio Poxim, no bairro Farolândia. O Secretário também ressaltou a importância da Engenharia para o desenvolvimento da cidade, do estado e do país e parabenizou o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira pela atuação do Conselho em defesa da valorização do profissional.

“Sou grato pelo convite em participar da Sessão Plenária e pela oportunidade de reencontrar colegas de profissão. Por nove anos fui conselheiro do Crea e por um ano atuei como conselheiro federal, em Brasília. Foi uma experiência gratificante e produtiva”, disse o Secretário. O presidente Jorge Silveira agradeceu a presença do Secretário e sua contribuição para a engenharia sergipana.

Ética Profissional

A Sessão também foi marcada pela posse da engenheira ambiental, Vitória Caroline Oliveira Souza como conselheira titular do Crea-SE. O diretor geral da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), Ronald Donald também participou da Sessão com informes sobre a Soea e os convênios como Crea-SE, entre eles, o que prevê a realização de cursos de capacitação aos profissionais de engenharia que fazem parte do quadro funcional das prefeituras do Estado.

Ao encerrar os trabalhos, o presidente Jorge Silveira convidou conselheiros e profissionais para participarem da palestra sobre ‘Etica Profissional’ que será realizada nesta terça-feira na sede do Conselho. O tema será ministrado pelo Procurador Jurídico do Confea, Igor Tadeu Garcia.

Texto e fotos: Iris Valéria de Azevedo- Ascom/Crea-SE