Arício Resende representa o Crea-SE em Frente Parlamentar no Congresso Nacional

quarta ação parlamentar realizada pelo Confea neste ano
quarta ação parlamentar realizada pelo Confea neste ano

O presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende participou nesta terça-feira (23/6) de

quarta ação parlamentar realizada pelo Confea neste ano
quarta ação parlamentar realizada pelo Confea neste ano

reunião no Congresso Nacional com o objetivo de acompanhar e discutir projetos que estão em tramitação na Casa de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua. Conduzidos pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, lideranças dos Creas reuniram-se com 11 parlamentares e defenderam a necessidade de tramitar com mais celeridade propostas de interesse da área tecnológica no Congresso.

Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas)  apresentaram aos congressistas as

Ação Parlamentar
Ação Parlamentar

demandas de seus Estados. Com 25 líderes, a comitiva do Sistema foi dividida em dois grupos: regiões

Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu, e o senador Romero Jucá (PMDB/RR)
Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu, e o senador Romero Jucá (PMDB/RR)

Norte e Nordeste; e regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os gerentes das regionais do Conselho Federal também acompanham a ação parlamentar.
O grupo das regiões Norte e Nordeste reuniu-se com o senador Romero Jucá (PMDB/RR). José Tadeu anunciou que o parlamentar será homenageado na 72ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) em reconhecimento ao esforço pela aprovação do PL 13/13, que reconhece a Engenharia, a Agronomia e a Arquitetura como carreiras essenciais e exclusivas de Estado.

Foto02 “O engajamento para aprovação dessa proposta é porque parto do princípio de que o setor público tem de se organizar, se valorizar. E a carreira de estado proporciona essa valorização”, disse o senador.  No início de junho, Jucá apresentou requerimento para que o PL 13/13 tramite sozinho. Atualmente ele tramita em conjunto com o PLS 122/14, que cria carreira de estado para economista.

O PL 13/13 foi pauta ainda na reunião com o senador e engenheiro civil Hélio José (PSD/DF), que se

O senador e engenheiro civil Hélio José (PSD/DF) debateu com as lideranças do Confea os PLs relacionados à carreira de estado e área tecnológica
O senador e engenheiro civil Hélio José (PSD/DF) debateu com as lideranças do Confea os PLs relacionados à carreira de estado e área tecnológica

mostrou favorável à proposta e sinalizou que irá defender os interesses da categoria. “A engenheira aqui é prioridade exatamente por ser fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, quero conhecer todos os PLs e, se possível, ser relator de matérias referentes à carreira

Ação Parlamentar
Ação Parlamentar

pública e ciência e tecnologia”, afirmou o deputado que atualmente preside a Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura. Representando os dois grupos reunidos no gabinete do senador Hélio, o presidente do Confea agradeceu a receptividade e o comprometimento do parlamentar. “Esta é uma oportunidade de colocarmos o notório conhecimento da Engenharia a favor dos assuntos de interesse do Sistema”, afirmou o presidente José Tadeu.

CCJ
As lideranças estiveram com o deputado Arthur Lira (PP/AL), que preside a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara e onde estão propostas essenciais. Entre elas o PL 4923/13, que dispõe sobre as obrigações que devem ser observadas por proprietários, administradores e responsáveis por boates, casas de shows, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, que funcionem em locais fechados, estabelecendo maior rigor para a liberação de seus alvarás de funcionamento. Lira informou que a proposta já está pronta para ir ao Plenário. 

Quanto ao PL 5253/13, que propõe a aplicação da renda líquida dos Creas para aperfeiçoamento técnico profissional, o presidente da CCJ se comprometeu a inserir na pauta de votação da Comissão.  Além disso, ficou de verificar a situação do PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo. O deputado destacou a importância de se ter profissional que faça projetos. “A falta de projeto nos inviabiliza de liberar recursos”, reclamou o parlamentar. Foi então que a vice-presidente do Confea, Ana Constantina Sarmento, apresentou a  Proposta de Emenda à Constituição 14/15, que  permite aos profissionais da Engenharia e da Arquitetura exercer, cumulativamente, dois cargos públicos como solução para escassez na elaboração de projetos.

Aperfeiçoamento técnico

Deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) tratou das demandas do setor tecnológico
Deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) tratou das demandas do setor tecnológico

Ainda sobre o aprimoramento profissional, as lideranças pediram o apoio ao deputado Marcus Vicente (PP/ES) para o PL 5253/13, que propõe a aplicação da renda líquida dos Creas para aperfeiçoamento técnico profissional. Vicente se comprometeu a tratar do assunto com o deputado Arthur Lira (PP/AL) e aproveitou para reconhecer a importância da ação parlamentar promovida pelo Confea. “É importante que vocês façam este movimento de chamar atenção para as matérias de interesse do Confea. Essa luta deve mesmo ser permanente porque são mais de seis mil projetos tramitando na Câmara”, disse o deputado.

O senador Benedito de Lira (PP/AL) também assumiu o compromisso de contatar o deputado Arthur Lira (PP/AL) para demonstrar apoio à proposta que possibilita o aperfeiçoamento técnico profissional. “Essa proposta contribui para o desenvolvimento do nosso País, já que melhora a mão de obra responsável pelo progresso”, disse o senador.

Exercício ilegal da profissão
Com o deputado e primeiro vice-líder do PSDB, Nilson Leitão (MT), as lideranças reforçaram a importância do PL 3608/12, que aumenta para detenção de dois a três anos, além de multa, a pena para quem exercer ilegalmente qualquer profissão ou atividade econômica. “O erro de um profissional não habilitado afeta muitas pessoas”, advertiu o presidente José Tadeu. Sobre a ação parlamentar, o deputado destacou a importância de os grupos profissionais estarem atuando junto ao parlamento. “Organizações, como o Confea representam não só seus profissionais, mas a sociedade, por isso a importância desse debate com o Congresso. O Brasil precisa que vocês atuem cada vez mais para melhorar relação entre obras e dinheiro público”, disse o deputado.

Esta foi a quarta ação parlamentar realizada pelo Confea neste ano. Desde março, o grupo de lideranças cumpre agenda mensal no Congresso a fim de pautar e debater as propostas de interesse dos profissionais da área tecnológica, que irão contribuir para os avanços sociais e de infraestrutura do país.

 Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Lucas Martins e Hudson Paulino

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.