Apreensão de agrotóxicos: Usinas são notificadas por fiscais do Crea-SE

As equipes da  Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco apreenderam quase cinco mil litros de agrotóxicos (4.926 litros e 662,6 kg), uma quantidade bem superior à apreensão feita  em toda a FPI de 2017 que correspondeu a 1.702 litros e 2,8 quilos. A ação ocorreu na  Usina Campo Lindo, localizada no município  de Nossa Senhora das Dores e na Usina Termo Elétrica Iolando Leite Ltda, em Capela que foram notificadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe.

De acordo com a fiscal do Crea-SE,  Paula Braz o produto  adquirido pelas Usinas estava sem receituário agronômico e também estava vencido.” O receituário agronômico um instrumento efetivo de controle de venda de agrotóxicos”, reforça ela.   A ação da equipe resultou ainda em auto de infração emitido pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Equipe Agrotóxicos – A equipe Agrotóxicos é composta pelos seguintes órgãos: Crea/SE, Emdagro, Adema, Covisa e COE (Polícia Militar). Ao todo, 28 instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, nove órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada.

Confira: Ministério Público Federal em Sergipe, Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público do Trabalho, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe.

Fonte: C/ informações da Assessoria de Comunicação da FPI/SE