Alunos de Engenharia Civil são premiados em feira internacional da Construção

Antônio_e_MaicQuatro estudantes do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram premiados na Minascon/Construir Minas – Feira Internacional da Construção, sediada no Expominas, em Belo Horizonte, de 6 a 9 de agosto, que teve a participação de 300 empresas, atraiu um público de cerca de 40 mil pessoas ao longo de quatro dias e gerou aproximadamente R$ 120 milhões em negócios.

Entre os destaques apresentados, estavam produtos e soluções com foco em sustentabilidade, ganho de produtividade, redução de custos e otimização do tempo para a construção civil. Além de uma intensa programação técnica, a feira sediou dois concursos voltados para o aperfeiçoamento dos estudantes de Engenharia e Arquitetura: o “Mãos à Obra” e o “A Ponte”.
Os alunos do curso de Engenharia Civil, Maic Araújo da Conceição de Morais e Antonio Alves Rodrigues Filho, que cursam o 6° período, conquistaram o 3º lugar e Ádysson André Fortuna de Souza, do 9° período, com Clóvis Felipe José Guimarães Pereira, do 7° período, ficaram na 6ª colocação do concurso técnico “A Ponte”, tendo um desempenho destacado entre os participantes de vários estados do país. As atividades de pesquisa dos estudantes foram supervisionadas pelo professor Marcílio Fabiano Goivinho da Silva, coordenador de Engenharia Civil do Campus Aracaju.

“A Ponte” desafia estudantes de cursos técnicos em Edificações e Construção Civil e de graduação em Arquitetura e Engenharia (Civil, Mecânica e de Produção) a criarem e executarem o projeto de umaÁdysson_e_Clóvis ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. As obras de cada dupla participante são submetidas a cargas de peso para que os jurados possam avaliar o desempenho da estrutura e estética.

Importância

Para o professor Marcílio Goivinho a necessidade de ter elementos pedagógicos, que promovam uma aproximação entre os conceitos apresentados em aula e os aspectos práticos da concepção estrutural, incita a proposta de trazer para o ambiente acadêmico ferramentas alternativas que se adéquam à realidade. Segundo ele, nesses moldes se enquadram os modelos estruturais reduzidos, que trazem, em menor escala e com maior segurança, todas as indagações que um engenheiro civil teria diante de estruturas em escala real.

“Com essa atividade visamos entregar à sociedade profissionais com formação acadêmica de excelência, além de darmos contribuição para a redução dos casos de desabamentos de edificações por erros de projeto e/ou execução”, afirma o coordenador de Engenharia Civil.

O Minascon/Construir Minas é realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), por meio de sua Câmara da Indústria da Construção. A participação dos alunos do Campus Aracaju no evento foi custeada pelo Instituto Federal de Sergipe.

Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação