Acidentes e Responsabilidade Civil/Criminal são destaques no 1º Encontro Sergipano da Engenharia Civil

DSCN4004Com os temas “Acidentes na Construção Civil” e ResponsabilidadeDSCN4015 Civil/Criminal na Construção Civil” foi aberto nesta quinta-feira (10/12), o 1º Encontro Sergipano dos Profissionais de Engenharia Civil. O evento realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Sergipe(ABENC)com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) reuniu estudantes e profissionais da área de engenharia no auditório da AEASE.

O evento foi aberto pelo presidente da ABENC-SE, o engenheiro civil, Nicanor Moura Neto que destacou o papel daDSCN4007 engenharia e sua importância para o desenvolvimento do País. Também pontuou a

Pres.Crea-SE, Arício Resende e o Pres. da ABENC, Nicanor Moura Neto

realização do evento como um momento oportuno para discutir temas de relevância, a exemplo dos acidentes na construção civil e suas consequências. “A redução de acidentes só ocorre com a realização de um trabalho entre todos os setores. Cada um deve fazer a sua parte e cumprir corretamente o seu papel”, defende Nicanor.

“A Engenharia é sinônimo de desenvolvimento. É extremamente

eng. civil Emerson Meirelles

estratégica e de fundamental importância para o progresso do País”. DSCN4045Com essa definição o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende abriu seu discurso no 1º Encontro Sergipano dos Profissionais de Engenharia Civil. Na oportunidade ele parabenizou a todos os engenheiros pelo seu dia a ser comemorado nesta sexta-feira, 11 de dezembro.

DSCN4130O presidente do Crea-SE também falou sobre a importância de ampliar e aprofundar as discussões sobre temas relevantes a engenharia, a exemplo dos acidentes na construção civil. “Eventos como este traz como contribuição aos profissionais e estudantes de engenharia civil informações importantes com relação às responsabilidades no momento do exercício da profissão em obras e serviços. O assunto é extremamente atual e as informações necessárias ao ético exercício profissional”, reforça ele.

Acidentes na construção civil foi tema da primeira palestra da noite ministrada pelo engenheiro civil Emerson Meirelles. Em sua explanação ele trouxe para o debate as questões do desabamento do prédio residencial de quatro andares, que estava em construção, situado no bairro Coroa do Meio, na zona sul da capital sergipana, fato ocorrido em julho do ano passado.

Emerson Meirelles apresentou o trabalho minucioso feito pela comissão de engenheiros para elaboração do laudo técnico que apontou as causas do desabamento. “A obra tinha erros no projeto das fundações, na estrutura e na  execução. Por exemplo, o concreto utilizado na obra não atendia as recomendações”, lembrou ele, que na ocasião atuou como coordenador da comissão formada pelo Crea-SE.

DSCN4092A parceria entre o Ministério Público de Sergipe e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) também foi destacado no evento pela promotora do Núcleo do Consumidor do MP, Euza Missano. ‘É de fundamental importância a participação do Crea-SE nas audiências, onde temos que definir as responsabilidade e onde precisamos algumas vezes adotar providências técnicas importantes para que não haja nenhum dano a incolumidade física do cidadão.”, disse a promotora.

Os aspectos da responsabilidade dentro do Código de Defesa do Consumidor e a importância dos engenheiros no desenvolvimento de suas atividades foram os assuntos da palestra ministrada pela promotora de Justiça. “Fiquei muito honrada em participar do 1º Encontro Sergipano dos Profissionais de Engenharia Civil. O evento reuniu engenheiros de larga experiência na área e, também, acadêmicos preocupados, principalmente com a questão relacionada à responsabilidade no desenvolvimento de suas atividades futuras. O Crea-SE e a ABENC estão de parabéns pela iniciativa”, ressalta a promotora.

O primeiro dia do evento foi encerrado com homenagens aos ex-presidentes da ABENC-SE.