Seminário promovido pelo Crea-SE destaca protagonismo feminino na engenharia

Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), por meio do Programa Mulher, realizou nesta quinta-feira (27) o Seminário “Mulheres na Engenharia: Inovação, Ética e Resiliência”. O evento, realizado na sede do Conselho, reuniu profissionais de diferentes áreas em uma tarde de diálogo, aprendizado e valorização das trajetórias femininas nas profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DO EVENTO

Com uma programação que combinou palestras, trocas de experiências e momentos de interação, o Seminário abordou questões relevantes como empreendedorismo, condutas antiéticas contra mulheres na engenharia e a resiliência como marca da atuação profissional. A analista do Sebrae, Mariana Araújo, trouxe reflexões sobre o empreendedorismo feminino e as oportunidades de inserção e liderança das mulheres no mercado técnico. Já a engenheira química e conselheira do Crea-SE, Helenice Garcia, tratou dos desafios enfrentados por mulheres diante de condutas antiéticas no ambiente profissional. Encerrando o ciclo de falas, a advogada Flávia Elaine abordou a resiliência como fator essencial para o crescimento profissional e pessoal das mulheres que atuam em áreas predominantemente masculinas.

Durante o evento, o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Dilson Luiz, destacou o compromisso da instituição com o fortalecimento da equidade de gênero no Sistema e convidou as profissionais presentes a ocuparem mais espaços no Conselho. “Nosso objetivo é construir um Crea mais representativo, com a participação ativa das mulheres também nas decisões institucionais. A presença feminina no Conselho é fundamental para a construção de um ambiente mais justo, inclusivo e democrático”, afirmou.

A coordenadora do Programa Mulher no Crea-SE, Camila Xavier, comemorou a expressiva participação no evento e reforçou a importância do Seminário como espaço de escuta, visibilidade e fortalecimento da atuação feminina. “Mais que celebrar uma data, este evento é um marco do compromisso do Crea-SE com a valorização das mulheres engenheiras, trazendo temas atuais, pertinentes e necessários para avançarmos rumo a um cenário de mais equidade e representatividade”, disse.

O evento também proporcionou um espaço de networking, troca de experiências e fortalecimento de vínculos institucionais, reafirmando o papel do Programa Mulher como agente de transformação dentro do Sistema Confea/Crea e na sociedade.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *