Engenharia agronômica, ciência e inovação, alicerces de uma agropecuária moderna e sustentável. Esse foi o tom da participação do presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, na solenidade comemorativa pelos 50 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, realizada na última sexta-feira (13), na sede da instituição, em Aracaju.
Durante o evento, que marcou meio século de contribuições da Embrapa para a agricultura sergipana, brasileira e mundial, Dilson Luiz destacou o papel estratégico da pesquisa agropecuária no fortalecimento da agronomia e no desenvolvimento do setor produtivo rural. “A atuação do engenheiro agrônomo é impulsionada por tudo que a ciência tem produzido, e a Embrapa é referência nesse processo. Seu trabalho transforma realidades no campo, melhora a produtividade e garante sustentabilidade. Celebrar esses 50 anos é reconhecer o valor da pesquisa pública para o Brasil”, afirmou o presidente do Crea-SE.
Na ocasião, foram lançados novos produtos, tecnologias e serviços voltados ao setor agropecuário, além da assinatura de acordos de cooperação, homenagens e a realização da Feira de Produtos Agroecológicos — uma mostra viva do impacto direto que a pesquisa aplicada tem no dia a dia do produtor rural, do consumidor e da economia como um todo.
“Ao celebrar os 50 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros é muito mais do que revisitar uma história de conquistas. É reconhecer o valor da ciência aplicada à realidade do campo e reafirmar nosso compromisso com a agricultura sustentável, inovadora e socialmente transformadora“, afirma o diretor-executivo de governança e informação da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo.
“A história da Embrapa Tabuleiros Costeiros é, acima de tudo, uma história de sucesso construída com ciência, compromisso público e resultados concretos para a sociedade. Celebrar esses 50 anos é reconhecer a força de uma instituição que, ao longo de décadas, contribuiu decisivamente para o avanço da agricultura em ambientes tropicais, levando tecnologias, serviços e soluções a quem mais precisa: o produtor rural, as comunidades e o país“, destaca a chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros-unidade Aracaju, Tereza Cristina de Oliveira.
“A Embrapa Tabuleiros Costeiros é protagonista de uma história vitoriosa. Uma trajetória construída com ciência, dedicação e profundo compromisso com o Brasil.Talvez seja uma das poucas organizações públicas que conseguem, de forma tão consistente, o respeito, o prestígio e a confiança da sociedade brasileira. Isso se deve ao trabalho sério, à entrega de resultados e ao propósito coletivo de transformar conhecimento em benefício social. Parabenizo meus colegas que continuam trilhando esse caminho com excelência. Parabenizo os dirigentes que conduzem a instituição com responsabilidade e visão estratégica. E parabenizo também o governo brasileiro, que reconhece e mantém viva uma empresa pública tão essencial para o país“, enfatiza Manoel Moacir Macedo, ex-Chefe-Geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros