75ª Soea entra em contagem regressiva e define sua programação; confira

Confirmada para acontecer de 21 a 24 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) teve sua programação preliminar lançada nesta tarde, dia 10, com a promessa de trazer debates de nivel nacional para a capital alagoana.

O maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua terá seu início com a solenidade de abertura às 18h30 da terça-feira (21), que contará, em seu principal momento, com as homenagens da Medalha do Mérito para a congratulação dos profissionais vivos, e o Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade.

Outra atração do evento, no dia seguinte da abertura, é a ExpoSoea, uma exposição tecnológica que tradicionalmente integra a programação do evento e reúne os conselhos e apoiadores do evento.

Você pode conferir a planta baixa do evento clicando aqui.

Palestras magnas

Na quarta-feira (22), às 8h, o renomado escritor, jornalista e filósofo Clóvis de Barros Filho abre com chave de ouro o circuito de apresentações trazendo sua palestra “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, tema que dá nome ao evento e promete trazer grandes reflexões a respeito do cenário político e social do país, com a Engenharia e a ética dentro deste contexto.

Já na quinta-feira (23), também às 8h, o professor e difusor de conceitos e atividades ligadas a inovação, Gil Giardelli, trará sua palestra de tema “A Quarta Revolução Industrial e a Transformação Digital”, a fim de abordar o impacto da tecnologia no empreendedorismo industrial do Brasil.

Sabatina presidencial

Com o objetivo de dar suporte na formação da intenção de voto de seus profissionais neste ano de importantes eleições, a 75ª Soea promoverá às 8h da sexta-feira (24), uma sabatina presidencial com os candidatos à vaga de presidente da República.

O Sistema Confea/Crea-AL convidou os candidatos Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Contecc e Praça da Inovação

O Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia chega a sua quinta edição fazendo sucesso e batendo o recorde de 775 trabalhos recebidos, com 577 aprovados e prontos para serem apresentados durante a tarde da sexta-feira (24). Além disso, mini-cursos e mesas redondas estarão disponíveis durante todo o evento.

Acesse a relação dos trabalhos selecionados clicando aqui.

E tem atração nova: durante toda a ExpoSoea, profissionais e estudantes terão um espaço especial para apresentação de seus produtos e serviços ao público em geral. É a Praça da Inovação, que disponibilizará equipamentos e ambiente propício para a disseminação de ideias inovadoras. Quem se interessar em apresentar algum trabalho é só procurar a organização da Praça.

Entre os demais destaques do evento, temas como “A Potencialidade do Rio São Francisco” e o “Projeto e Implantação do Canal do Sertão” trazem à perspectiva dois dos grandes projetos estruturais em voga no país, enquanto o painel de “Equidade de Gênero/Mulheres na Engenharia” promove uma discussão sobre a participação feminina na era das indústrias 4.0.

Confira a programação preliminar na íntegra clicando aqui.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 16 de agosto através do site oficial do evento. Basta acessar o site e cadastrar seus dados para que seja gerado o boleto bancário. Após confirmação do pagamento, a inscrição será efetivada com sucesso. Já durante a Soea, qualquer pessoa pode fazer sua inscrição no centro de convenções.

Dentre as modalidades, profissionais habilitados do Crea-AL podem se inscrever com o investimento de R$ 450; e estudantes de cursos de graduação normatizados do Sistema Confea/Crea com o investimento de R$ 250.

75ª Soea

Com expectativa da presença de mais de três mil profissionais, a Semana Oficial de Engenharia e Agronomiaé o maior evento da área tecnológica do Brasil, e sua 75ª edição conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Algás.