Nova composição plenária do Crea-SE é formalizada na abertura dos trabalhos legislativos de 2019

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) iniciou ontem as atividades legislativas do ano de 2019 com a nova composição plenária. A Sessão de nº 435, realizada nesta segunda-feira (28/1) foi marcada por eleição e posse da nova diretoria, de conselheiros titulares e suplentes; representantes do plenário junto às Câmaras Especializadas e Coordenadorias nacionais; dos membros e dos coordenadores das Comissões Permanentes e Especiais.                               

MAIS FOTOS DO EVENTO NO FACEBOOK DO CREA-SE  

Posse dos novos conselheiros do Crea-SE

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva que parabenizou os novos conselheiros e desejou sucesso nos respectivos mandatos. “Este é um momento importante. Com a renovação de 1/3 do plenário iniciamos uma nova fase com a expectativa de novas, idéias, projetos e contribuições para a melhoria do Sistema Confea/Crea”, disse o presidente.

Arício Resende reforça a importância da união e da somação de esforços visando fortalecer as ações do plenário e das comissões regimentais com foco no atendimento das necessidades dos profissionais. Ele também destacou o papel do conselheiro perante o Sistema e a sociedade.

”A atuação dos conselheiros é imprescindível para que o Conselho possa funcionar adequadamente e desempenhar, com eficácia, o seu papel junto à sociedade. Os conselheiros irão decidir questões relevantes que afetarão diretamente outros colegas de profissão e a sociedade, organizada ou não. Por isso, exige-se que o conselheiro tenha um elevado senso de justiça, condutas ética, moral e profissional ilibada, conhecimento da legislação profissional e, acima de tudo, responsabilidade no cumprimento de seus deveres legais”, disse o presidente do Crea-SE.

Novos conselheiros

A plenária foi renovada com a chegada de 27 novos conselheiros, sendo 14 titulares e 13 suplentes para o mandato de três anos (2019/2021). Indicados como representantes de instituições de ensino superior e de entidades de classe, os conselheiros têm como atribuição específica apreciar os assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade.  O exercício da função de Conselheiro é honorífico.

Entre outras funções, compete aos conselheiros: acompanhar a execução do orçamento; integrar e participar das atividades do Plenário e da Câmara Especializada correspondente à sua modalidade profissional; e analisar e relatar processos, apresentando relatório e voto fundamentado.

Nova diretoria do Crea-SE

A Sessão também foi marcada pela posse dos membros da diretoria executiva e eleição e posse dos representantes do Plenário junto às Câmaras e Coordenadorias nacionais Especializadas. Na sessão foi definida ainda a composição das Comissões Permanente e eleição do Coordenador (.   Comissão de Ética Profissional – CEP); Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC); Comissão de Renovação do Terço (CRT); Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP); Comissão de Engenharia e Segurança do Trabalho (CEST) e Comissão do Meio Ambiente (CMA).

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.