FPI/SE realiza audiência pública para expor resultados das ações em prol do “Velho Chico”

876c99e8-82e7-4d4c-ac0d-77f89c234d56Ao longo dessas duas semanas de Fiscalização Preventiva Integrada, as equipes de Saneamento, Fauna, Flora, Espeleologia, Aquática, Abate, Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais, Gestão Ambiental I e II, Agrotóxicos e Mineração/Cerâmica visitaram 10 cidades do Baixo São Francisco. E, nesta sexta-feira, 2 de dezembro, durante audiência pública, a FPI/SE apresentou os resultados das atividades desenvolvidas nas regiões de: Canindé; Canhoba; Itabi; Gararu; Nª Sra. de Lourdes; Glória; Monte Alegre; Poço Redondo; Porto da Folha e Feira Nova.

58f86680-d601-4630-bfe5-933a9946122fMais de 350 pessoas  participaram da audiência pública, entre líderes comunitários, articuladores e representantes das Prefeituras, lideranças Quilombolas e de terras Indígenas, promotores de Justiça da Bahia e Alagoas e, Coordenação Geral da FPI/SE. A reunião aconteceu das 9h até por volta das 14h, no Ginásio de Esportes Padre Leon Gregório, na Av. Vinte e Seis de Setembro, 923, Nova Esperança, no município de Nossa Senhora da Glória.

Balanço

64e5caba-3e95-4a88-9dc1-0b019f829ff0Diversos tipos de degradação ambiental foram fiscalizados, entre eles, casos de desmatamento, produção clandestina de carvão, condições de funcionamento de matadouros e fabriquetas de queijos, apreensão de madeiras, além de empreendimentos irregulares, vendas de agrotóxicos, inclusive, de forma fracionada, dentre outras irregularidades encontradas.

Também foram feitas descobertas de grande importância para o estado de Sergipe, como o registro de 23 novas cavernas, sítios arqueológicos terrestres e subaquáticos.

72a325ae-7fa8-4e11-8152-2585b7d7f449Fiscalização Preventiva Integrada oportunizou ainda acordos importantes para os ribeirinhos, como a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta para a criação e implementação de sistema do meio ambiente  (Secretarias, Conselho e Fundo Municipal do Meio Ambiente) de todos os 10 municípios, com destaque para o compromisso firmado por Canhoba, que era o único entre os dez, que ainda não tinha formalizado esse compromisso de desenvolver ações mais abrangentes para assegurar a proteção ao meio ambiente.

Relembre

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, da Tríplice Divisa, começou no dia 21 de novembro de forma simultânea nos Estados de Bahia, Sergipe e Alagoas. A grande força-tarefa tem o intuito de preservar o Rio São Francisco e também tem a missão de cuidar da saúde e da segurança do trabalho dos ribeirinhos.

FPI/SE

Os órgãos envolvidos na FPI de Sergipe (32) são: Ministério Público Federal – MPF (coordenação geral); Ministério Público do Estado de Sergipe – MP/SE (coordenação geral); Ministério Público do Trabalho – MPT; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH; Secretaria de Estado da Cultura – SECULT; Secretaria de Meio Ambiente do Município de Aracaju – SEMA; Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe; Grupamento Tático Aéreo – GTA; Polícia Militar de Sergipe – PM/SE; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Capitania dos Portos de Sergipe; Polícia Federal em Sergipe – PF/SE; Polícia Rodoviária Federal em Sergipe – PRF/SE; Polícia Civil de Sergipe – PC/SE; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN; Fundação Nacional de Saúde – FUNASA; Superintendência Federal de Agricultura em Sergipe SFA/SE; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO; Divisão de Vigilância Sanitária do Estado de Sergipe – DIVISA/SE; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe – SRTE/SE; Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe – CREA/SE; Secretaria de Patrimônio da União – SPU; Fundação Cultural Palmares – FCP; Universidade Federal de Sergipe – UFS; Museu de Arqueologia de Xingó (MAX); Centro da Terra – Grupo.

Assessoria de Comunicação – FPI/SE

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.