Estudante de engenharia elétrica da UFU cria impressora 3D

Um projeto desenvolvido por um estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem ganhado destaque. João Paulo Amaral está no 7° período criou uma impressora 3D como projeto de iniciaçãoimpressora_3d_flv_snapshot_00_10_2014_03_20_18_07_20 cientifica. As peças começaram a ser feitas há dois meses e o trabalho, que já dura um ano, é o primeiro na cidade.

Segundo João Paulo a impressora pode reproduzir vários objetos. “Além de imprimir a largura e comprimento, ela imprime a altura, ou seja, qualquer objeto que você possa pegar na mão ela imprime”, explicou. O estudante teve que entender o sistema, montar a estrutura e ainda buscar alternativas para a falta de recursos. De acordo com ele as peças vieram de vários lugares. “Algumas peças nós compramos fora do Brasil, porque não encontrava aqui, outras foram compradas em São Paulo, algumas em Uberlândia e outras nós desmontamos impressoras velhas normais para pegar algumas partes e fazer essa montagem”, disse.

Com o aproveitamento de outras peças, a impressora que no mercado custa cerca de R$ 5 mil, saiu por R$ 2 mil. João Paulo pode escolher a qualidade que quer dar à estrutura e o tempo de impressão depende do tamanho e da quantidade de detalhes. Segundo João Paulo o desafio é ampliar a possibilidade de uso de outros materiais para a impressão. “Nós temos mais um ano, vamos renovar essa iniciação cientifica para conseguir imprimir metal, e fazer outras aplicações, como na área de engenharia elétrica, seria as placas de circuito impresso, que imprimira completamente”, contou.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Aniel Morais, é fundamental os alunos buscarem a prática. “Por mais que tenha um laboratório para o aluno aprender a teoria, ele só vai ter um aprendizado completo quando ele fizer um equipamento do início ao fim”, afirmou. Ainda de acordo com o coordenador, além do conhecimento, a impressora vai ser um reforço para a estrutura do laboratório. “Tem muitas peças que nós temos que importar, porque não se encontra no Brasil e quando encontra o preço é muito elevado. Com a impressora não existe esse problema, nós fazemos ela aqui, o tempo para ter a peça disponível é muito menor do que esperar chegar até o Brasil, ou até quando compra aqui mesmo ela faz no mesmo dia”, explicou.

Assessoria de Comunicação do Crea-SE

Luciana Braga– Assessora de Comunicação