Estudantes e professores visitam estandes e conhecem trabalhos científicos do Contecc

A 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) recebeu nesta quinta-feira (19),  estudantes e professores de diversas instituições de ensino de Palmas (TO). O grupo formado por alunos do ensino médio visitaram o espaço do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), onde tiveram acesso aos 400 trabalhos que estão estrategicamente distribuídos em toda área da ExpoSoea.

Para o coordenador do Contecc, eng. eletric. Jorge Bitencourt da Rocha, a participação de alunos na Soea e, especialmente, no Contecc é uma forma de aproximá-los do Sistema. “É importante que conheçam e tenham contato com os profissionais e saibam um pouco mais da área que pretendem ingressar futuramente. Conhecer os trabalhos técnico-científicos desperta e incentiva o acesso a novas informações e conhecimento”, complementou Bitencourt. O coordenador ressalta que neste ano foram inscritos 683 trabalhos. Deste total, 400 foram aprovados, sendo que 24 foram selecionados para apresentação oral nas mais diferentes áreas temáticas e de atuação.

Além de visitar o espaço do Contecc, estudantes e professores também percorrem a Exposição da Soea (ExpoSoea), onde estão instalados os estandes dos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do país. Nesta área, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco as culturas e tradições de cada estado brasileiro e, principalmente, manter contato com profissionais das mais diversas modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Assista à playlist de vídeos no Youtube

Participando pela primeira vez da Soea Isreal Souza da Silva estudante do curso técnico em agropecuária da Escola Família Agrícola Zé de Deus, disse que ficou surpreso com o espaço de debates e informações referentes à engenharia agronômica. “Quero seguir a carreira de engenheiro agrônomo. Estou muito feliz por esta oportunidade de participar de um evento deste porte que traz uma gama de conhecimento na área que pretendo seguir”, declarou.

Para Renata Moreira das Neves, que acompanhou um grupo de acadêmicos, a visita abre oportunidade de conhecimento e contatos para os alunos interessados em seguir carreira na área tecnológica. “Conhecer a profissão futura é salutar e enriquecedor. Na Soea e no Contecc, os alunos tiveram acesso a inúmeras informações, principalmente aos trabalhos técnico-científicos. É um incentivo muito bom”, avaliou Renata.

A estudante Maria Júlia Felício que cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Marista Palmas disse que ficou encantada com a riqueza cultural exposta nos estandes dos Creas. “Cada pedacinho do Brasil está neste evento. É enriquecedor e uma oportunidade única de conhecer um pouco do país em um único espaço”, afirmou a estudante.

Para a estudante do curso técnico em agropecuária Ana Kelly de Jesus Santos a visita foi uma oportunidade importante. “Pretendo me formar em engenheira agrônomica e aqui na Soea tive uma noção como é rica esta área. Rica em conhecimento e oportunidades. Também mantive contato com alguns profissionais da área. O resultado foi bastante positivo”, ressaltou Kelly.

“O incentivo não só é bem-vindo, como necessário”. É o que avalia o estudante José Henrique Pereira da Silva após conhecer um pouco dos trabalhos científicos expostos no Contecc. “Foi muito proveitoso saber o que está ocorrendo em termos de pesquisa na área agronômica. Quero ser engenheiro agrônomo e contribuir para o desenvolvimento agrícola do país. Tenho certeza que um dia estarei participando deste importante evento que é a Soea com um trabalho da minha autoria”, garantiu Henrique.

Reportagem: Íris Valéria (Crea-SE)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea e Marck Castro

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.