
A 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada em Vitória (ES), marcou um momento histórico para Sergipe e para o Sistema Confea/Crea. Durante a cerimônia de encerramento do evento, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz de Jesus Silva, recebeu das mãos da organização da SOEA a bandeira que oficializa Aracaju como sede da 81ª edição, em 2026.
O ato, carregado de significado e tradição, representa mais que uma simples transição de sede, é o reconhecimento da força e da relevância da engenharia sergipana no cenário nacional. A 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia acontecerá de 13 a 16 de outubro de 2026, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju.

A programação será aberta no dia 12 de outubro com a tradicional Corrida dos Engenheiros, evento que antecede o início oficial da Soea e simboliza o espírito de união e movimento que caracteriza a classe profissional. A edição promete ser uma das mais marcantes da história, especialmente por coincidir com o cinquentenário do Crea-SE.
Pela primeira vez em solo sergipano, a Soea — considerada o maior e mais importante evento técnico-científico das Engenharias, Agronomia e Geociências do Brasil — reunirá profissionais de todo o país, incluindo engenheiros, agrônomos, geocientistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes de entidades de classe. Durante cinco dias, Aracaju será o epicentro de discussões sobre inovação, desenvolvimento sustentável, transformação digital, infraestrutura e políticas públicas voltadas às áreas tecnológicas.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, a realização da Soea em Sergipe simboliza um marco de valorização e visibilidade nacional.” Mais que um encontro de profissionais, a Soea 2026 será um grande fórum de conhecimento técnico e científico, reunindo especialistas de diversas áreas para debater os desafios e as transformações que impactam as Engenharias, a Agronomia e as Geociências no Brasil e no mundo”, afirma.
Dilson Luiz ressalta que o compromisso é realizar uma Semana que represente a grandiosidade e a competência da engenharia sergipana, em parceria com os órgãos governamentais, como o Governo de Sergipe e as prefeituras, contando com a experiência dos últimos anfitriões e, especialmente o apoio do Confea e da Mútua.

O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, encerrou a solenidade com um pedido especial: “Nesta passagem de bandeira, meu único pedido é que a 81ª Soea tenha como foco principal os profissionais. Uma Semana que inspire e motive nosso público, assim como aconteceu aqui”, afirmou Marchese.

“A Mútua tem grande satisfação em apoiar esse momento histórico, contribuindo para que a 81ª edição do evento seja ainda mais inovadora e integrada. Estamos certos de que, em Sergipe, teremos uma Semana marcada pela troca de conhecimento, fortalecimento institucional e pela demonstração da força das profissões tecnológicas em todo o país”, avalia o Diretor-Presidente da Mútua, Joel Krüger.
Em paralelo à relevância técnica, a realização da SOEA em Aracaju vai impulsionar a economia local, movimentando os setores de turismo, hotelaria, gastronomia e transporte, e projetando Sergipe como destino de grandes eventos nacionais. Com a bandeira agora em mãos, o Crea-SE inicia uma nova jornada de preparação para receber o Brasil. A missão é clara: fazer da 81ª SOEA um evento memorável, que una conhecimento, inovação e desenvolvimento, projetando Sergipe para o futuro e para o centro das grandes discussões da engenharia nacional.
Reportagem: Iris Valéria de Azevedo (Crea-SE)


