”Implantação do BIM promove desenvolvimento sustentável de Sergipe”, afirma presidente do Crea-SE, Dilson Luiz

Ao lado do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e de outras autoridades, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, participou nesta terça-feira (22), do ato que marcou o início da implementação, no estado, da metodologia Building Information Modeling – BIM.

A metodologia BIM é um processo que reúne e disponibiliza todas as informações das engenharias, da arquitetura, dos construtores, dos fiscais para auxiliar os responsáveis pelo funcionamento do futuro empreendimento de forma automatizada valorizando e uniformizando a construção em todo o seu ciclo de vida.
O BIM é baseado em tecnologias, processos e políticas que têm a colaboração como princípio entre as diferentes áreas para projetar, construir e operar uma edificação.

Dilson Luiz lembrou que o Crea-SE foi uma das primeiras instituições a apoiar a implantação do BIM em Sergipe por entender os benefícios da sua aplicação.

“Este é o marco inicial para o nosso desenvolvimento sustentável. O Crea-SE iniciou a disseminação do BIM em todo Estado desde 2021 com o Qualifica Crea. E agora vê que não foi em vão. Desta forma apoiamos esta iniciativa e vamos estar sempre disponível para incentivar ações que promovam o crescimento das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua” e o atendimento à sociedade, falou.

Para o governador Fábio Mitidieri, a implantação do BIM é um marco histórico na execução de obras públicas em Sergipe.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno em tecnologia para a gestão pública, com isso vamos ter mais precisão nos gastos, no tempo de obra e no que é necessário para que a obra seja finalizada dentro do prazo estabelecido. Vamos ter mais obras entregues, beneficiando a população”, destacou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, Sergipe ganha um novo modelo de gestão de obras públicas que vai mudar a realidade do Estado ao longo dos anos.

“Trazer o BIM, muito mais do que melhorar a desempenho desta gestão, vai melhorar o das futuras. Entendemos que esta é uma medida promissora, que também vai exigir dos nossos profissionais qualificação. Então, engenheiros e engenheiras estejam atentos e qualificados para o novo momento que Sergipe vai começar a viver”; finalizou.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.