O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) teve duas propostas selecionadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Os projetos são de autoria de profissionais de Sergipe que participaram do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) realizado no mês de julho, nas cidades de Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Aracaju.
As propostas aprovadas foram: Atuação do Sistema Confea/Crea/Mútua no Sistema Nacional de Defesa Civil, de autoria da engenheira Elaine Santana, e Elaboração e Implantação do Plano Diretor de Drenagem Urbana dos Municípios Brasileiros, de autoria do engenheiro Wilson Linhares.
As propostas foram elaboradas baseadas em cinco eixos estratégicos: Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Saneamento Básico; Engenharia Pública; Qualidade Ambiental e Energia Limpa e Sustentável.
A proposta da da engenheira Elaine Santana foi a mais votada entre as 60 aprovadas. Para ela, a expressiva votação à proposta, ratifica a necessidade de implementação.
“Percebo que se for aprovada no CNP é algo que dará uma visibilidade maravilhosa do Sistema junto à sociedade e nos preparará para os eventos que podem vir, fruto das mudanças climáticas que estamos vivendo”, falou.
Elaine também destacou a motivação da proposta.
“O maior objetivo é a proteção da sociedade diante de eventos extremos. Defendo a inserção institucional do Confea no Sistema Nacional de Defesa Civil, fortalecendo a integração entre engenharia, gestão pública e ações emergenciais. Entre os principais pontos está o papel estratégico da capacitação dos nossos profissionais na prevenção e preparando-os para atuar de forma técnica e eficiente na mitigação, resposta e recuperação de desastres”, explicou.
O engenheiro Wilson Linhares também comemorou a aprovação da sua proposta para o CNP e pontuou, que agora a sensação de dever cumprido em poder contribuir com uma proposta que pode trazer qualidade de vida para a sociedade.
“A quantidade de problemas relacionados a enchentes e alagamentos nos município brasileiros foi o que me motivou a apresentar essa proposta. Esses eventos prejudicam a segurança, a saúde pública, a economia e a qualidade de vida dos cidadãos. o problema evidencia a carência de atuação integrada entre o poder público e os profissionais do Sistema Confea/Crea, sobretudo nas áreas de infraestrutura urbana e recursos hídricos. A expectativa é que a proposta chegue ao conhecimento do poder público do nosso país e que seja implementada”, destacou.
As propostas serão levadas ao 12º Congresso Nacional de Profissionais, que acontece em Vitória-ES, nos dias 10 e 11 de outubro de 2025.
Coordenadores do CEP de todos os estados do país definiram, em Brasília, no dia 26 de agosto, as 60 propostas que serão encaminhadas para o CNP, que este ano tem como tema central: “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”.
Ao todo, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) recebeu 263 propostas de profissionais de todo o país.
O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, destacou o protagonismo do Conselho no cenário nacional.
“Fazemos o Conselho do menor estado da federação, mas tenho muito orgulho de dizer que temos ganhado protagonismo nacional com pautas importantes para todo o país. Agora tivemos a aprovação de duas propostas de profissionais do Crea-SE para o CNP e isso mostra o nosso potencial e a nossa qualificação técnica para participar das grandes discussões no Sistema Confea/Crea e Mútua”, finalizou.