Durante três dias, o Crea-SE foi sede de discussões estratégicas que colocaram em evidência a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho para o país. Sediando a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Conselho reuniu representantes de todos os Creas do Brasil, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da categoria e a valorização do engenheiro de segurança como agente essencial para a proteção da vida, prevenção de acidentes e promoção de ambientes de trabalho mais seguros.
O encontro resultou na aprovação de quatro propostas que refletem as demandas e os avanços necessários para modernizar a atuação profissional na área. Entre os temas debatidos estiveram o Plano Plurianual da Coordenadoria, a aplicação da inteligência artificial na prática profissional, o fortalecimento da fiscalização, a formação técnica especializada e a necessidade urgente de atualização da Resolução nº 437/1999, que trata da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Todos os pontos convergem para um objetivo comum: dar protagonismo ao engenheiro de segurança do trabalho como figura indispensável nas políticas de saúde, segurança e desenvolvimento sustentável.

“A Engenharia de Segurança do Trabalho tem um papel fundamental na construção de ambientes laborais mais seguros e humanos. Receber esse encontro em Sergipe fortalece a articulação entre os Creas e reafirma nosso compromisso com a valorização da área e dos profissionais”, destacou o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
Segundo o coordenador da reunião, Otávio Gonçalves, o encontro foi produtivo e gerou encaminhamentos importantes. “Saímos de Aracaju com propostas concretas e com a certeza de que estamos no caminho certo. A união das Câmaras e o diálogo com os Creas estão gerando soluções reais para o avanço da nossa profissão.”
“Essa reunião foi fundamental para aprofundarmos discussões técnicas que impactam diretamente a efetividade da Engenharia de Segurança do Trabalho no país. Esses debates são essenciais para fortalecer a presença do profissional nas frentes de prevenção e mitigação de riscos, especialmente em setores industriais e de infraestrutura. Além disso, a participação ativa do Crea-SE reforça o compromisso de Sergipe com o avanço da segurança do trabalho como política de proteção à vida, à saúde do trabalhador e à responsabilidade técnica”, enfatiza Elder Feitosa, representante do Plenário na Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas e Segurança do Trabalho.
Visita Técnica
O evento também incluiu uma visita técnica ao Centro de Convenções AM Malls, local que sediará a 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em 2026. O convite foi feito pelo presidente do Crea-SE e a visita contou com a presença do diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, do diretor de captação de eventos da Secretaria Estadual de Turismo, Hugo Julião, além da equipe técnica do Centro. impressão positiva sobre a infraestrutura e a capacidade organizacional de Sergipe para sediar o maior evento da área tecnológica do país.