Reforçando a aproximação com os profissionais das engenharias, agronomia e geociências, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro Dilson Luiz, realizou uma visita institucional à Secretaria de Obras, Urbanismo, Infraestrutura e Serviços Públicos de Itabaiana. Atendendo a convite da titular da pasta, Deilza de Assis Santos, o encontro teve como foco ampliar o diálogo sobre a atuação profissional e os desafios do setor no município.
Durante a reunião, foi discutida a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades de Sergipe, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2025. A Conferência representa um espaço de participação democrática e construção coletiva, onde representantes da sociedade civil, do poder público e de setores diversos se reúnem para discutir, avaliar e planejar o desenvolvimento urbano dos municípios sergipanos. Entre os atores o Crea-SE é um deles.
As etapas municipais preparatórias para a Conferência Estadual devem ser realizadas entre 30 de março e 30 de abril deste ano. O tema geral, “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, inspira todas as etapas — municipal, estadual e nacional —, servindo como guia para o debate e a formulação de propostas.
Outro ponto de destaque na pauta foi a estrutura do quadro técnico da Prefeitura e a necessidade de valorização das profissões regulamentadas e dos profissionais registrados no Crea-SE. O presidente Dilson Luiz reforçou a importância de um corpo técnico qualificado para garantir a segurança e a qualidade das obras e serviços executados no município.
“Os engenheiros, agrônomos e geocientistas são fundamentais para o desenvolvimento das cidades. Nossa missão é assegurar que a atuação desses profissionais seja reconhecida e valorizada, assegurando à sociedade serviços de qualidade e com responsabilidade técnica”, destacou o presidente ao enfatizar que a presença do Conselho nos municípios é essencial para discutir as demandas da classe e que refletem diretamente na sociedade.
A fiscalização do Crea-SE também foi abordada, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas técnicas em obras e serviços nas áreas das engenharias. O Conselho reafirmou o compromisso de intensificar as ações de fiscalização, garantindo que apenas profissionais habilitados e empresas regularizadas atuem no setor, prevenindo riscos estruturais e promovendo a segurança da população.
Durante o encontro, foi realizado um bate-papo com os profissionais da Secretaria, no qual diversos pontos foram esclarecidos e dúvidas sanadas. Além disso, foi anunciada, em primeira mão, a implantação de dois módulos de Inteligência Artificial no sistema do Conselho, visando facilitar o acesso e aprimorar a experiência dos profissionais.