
Em Sessão Plenária realizada segunda-feira(17), o Crea-SE reafirmou seu compromisso com a modernização institucional, a transparência e o fortalecimento da engenharia sergipana. Além das deliberações estratégicas conduzidas pelo presidente Dilson Luiz, a reunião também destacou o apoio do Conselho à pesquisa acadêmica, com a apresentação dos estudantes da UFS que participaram do SIBRAGEC — iniciativa que reforça o diálogo permanente entre o Crea-SE, a formação profissional e a produção científica no estado.
Confira aqui mais fotos do evento
O plenário analisou e julgou processos essenciais à atuação finalística da autarquia, assegurando decisões alinhadas à legalidade, à defesa da sociedade e à valorização das profissões regulamentadas. Em seguida, os conselheiros aprovaram o Calendário da Diretoria e das Sessões Plenárias de 2026 e definiram o recesso de fim de ano, garantindo o funcionamento ininterrupto do Conselho, com 50% dos servidores em recesso no Natal e 50% no Ano Novo.

Na ocasião, o presidente falou sobre o desenvolvimento do novo site do Crea-SE e destacou que a plataforma contará com um link dedicado ao Sistema BI (Business Intelligence), ferramenta que reunirá um compilado de dados institucionais estratégico, incluindo informações de fiscalização, ARTs, registros profissionais, dados sobre obras e serviços, além de indicadores de desempenho operacional. A iniciativa ampliará a transparência, facilitará o acesso a informações pela sociedade e fortalecerá a gestão baseada em evidências.

“O Sistema BI será um marco para a modernização da gestão no Crea-SE. A partir de dados consolidados e atualizados, teremos condições de aprimorar o planejamento, orientar nossas ações de fiscalização e tomar decisões mais precisas e eficientes. Essa ferramenta reforça o compromisso da autarquia com a transparência, com a responsabilidade institucional e com o fortalecimento do Sistema Confea/Crea em Sergipe”, ressalta o presidente Dilson Luiz.
A Sessão Plenária contou com a participação dos diretores da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, André Luiz (diretor financeiro) e Flávio Góes (diretor administrativo), que apresentaram programas e resultados da instituição, reafirmando a parceria histórica entre a Mútua e os Conselhos Regionais.
Coordenadores de Câmaras Especializadas, Comissões e representantes do Crea-SE em fóruns regionais e nacionais compartilharam relatórios das ações conduzidas ao longo do período, demonstrando o compromisso contínuo com a valorização profissional, a ética e o fortalecimento das engenharias, da agronomia e das geociências no estado.


