O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) está atuando ativamente na 8ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE). Com a presença de seus fiscais, o Crea-SE contribui para a identificação de irregularidades ambientais e urbanísticas, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o cumprimento das normativas técnicas.
Durante a operação realizada nesta terça-feeira no município de Canindé de São Francisco, a equipe Flora da FPI/SE identificou a produção irregular de carvão proveniente de desmatamento, além de loteamentos que suprimiam vegetação de forma indevida. Após a constatação, os responsáveis foram notificados para prestar esclarecimentos, e as autoridades buscam rastrear a cadeia produtiva do material.
De acordo com a coordenadora estadual da FPI/SE, promotora de Justiça Aldeleine Barbosa, técnicos da operação identificaram a pessoa responsável pela produção irregular de carvão, que foi devidamente notificada. “O objetivo é de que a pessoa em questão preste os esclarecimentos necessários para que possamos, especialmente, acessar quem está comprando esse produto, a fim de provocar a interrupção da cadeia de produção desse material”, destacou.
Outro ponto de atenção foi a possível ocorrência de desertificação no perímetro irrigado de Jacaré-Curituba, também em Canindé de São Francisco. Técnicos da FPI/SE, incluindo representantes do Crea-SE, realizaram análises preliminares e vão aprofundar os estudos para avaliar o impacto ambiental da degradação da área.
O coordenador estadual da FPI/SE, promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, ressaltou a importância da ação para garantir a regularidade ambiental dos empreendimentos e evitar danos à comunidade local. “Será necessário um aprofundamento nas investigações para que os órgãos competentes tomem as providências cabíveis e assegurem a conformidade com as legislações vigentes”, destacou.
Com a participação do Crea-SE, a fiscalização reforça a necessidade de atuação técnica especializada na preservação ambiental e na regularização de empreendimentos, garantindo que a engenharia e a agronomia contribuam para um desenvolvimento sustentável na região.