O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) segue ampliando sua atuação política e consolidando sua representatividade no cenário nacional. Durante o lançamento da Agenda Legislativa Prioritária da Engenharia, Agronomia e Geociências 2025, realizado nesta quarta-feira (2) na Câmara dos Deputados, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, esteve ao lado da deputada federal Katarina Feitosa, representante da bancada sergipana no Congresso, que atendeu ao convite do Conselho e participou ativamente das discussões.

O presidente Dilson reforça que o Crea-SE mantém seu compromisso inegociável com o fortalecimento das engenharias, agronomia e geociências, desempenhando um papel estratégico na defesa e modernização do arcabouço legal que regula essas profissões. Ele enfatiza que a participação ativa do Conselho nas discussões legislativas tem se mostrado fundamental para garantir que as pautas prioritárias da categoria avancem no Congresso Nacional, resultando em um ambiente regulatório mais eficiente e condizente com as demandas do setor.
“O lançamento da Agenda Legislativa Prioritária, promovido pelo Confea, é um marco nessa trajetória, refletindo a necessidade urgente de atualização das normativas que impactam diretamente o exercício profissional e a fiscalização do setor.”, ressalta Dilson.
O fortalecimento da engenharia passa pelo reconhecimento de seu papel estratégico no desenvolvimento do país. Compreendendo essa importância, a deputada federal Katarina Feitosa destaca a necessidade de valorização da profissão e o impacto das pautas defendidas pelo Crea-SE e pelo Sistema Confea/Crea.
“A engenharia está em tudo. Ela é a base do desenvolvimento do nosso país, impulsionando não apenas a construção civil, que tem um peso fundamental na economia, mas também diversas outras áreas estratégicas. Precisamos ter um olhar diferenciado para esse setor, garantir que os profissionais tenham o reconhecimento e as condições necessárias para continuar contribuindo com o progresso do Brasil. O trabalho do Confea, ao trazer essas pautas para o debate legislativo, é essencial para que possamos avançar em políticas públicas que valorizem a engenharia e fortaleçam sua atuação como motor do crescimento nacional”, avalia a parlamentar.
A deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Confea, ressaltou o papel do legislativo na condução dessas pautas e destacou que o grupo terá um trabalho intenso para garantir a tramitação das propostas apresentadas. “Precisamos filtrar essas prioridades e encaminhá-las às comissões e ao Plenário para avançarmos com as mudanças necessárias”, disse.