O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro Dilson Luiz, foi recebido pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor doutor André Maurício Conceição, para tratar de um tema estratégico e prioritário: a qualificação da formação dos futuros profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.
Durante o encontro, realizado na Reitoria da UFS, foram discutidas ações conjuntas voltadas à melhoria das grades curriculares dos cursos de engenharia, com foco na atualização constante dos conteúdos e na sintonia entre o ambiente acadêmico e as demandas reais do setor produtivo. A proposta visa garantir que os engenheiros saiam da universidade preparados para atender às exigências técnicas e operacionais do mercado.
Um dos principais pontos da reunião foi a participação do Crea-SE na formatação dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Têxtil que serão ofertados no novo campus da UFS, no município de Estância. A colaboração do Conselho na construção das ementas reflete o compromisso institucional com o aperfeiçoamento do ensino e a formação de profissionais altamente qualificados.
“O mercado tem avançado em tecnologia, em modos de operação, e nós queremos que os nossos profissionais sejam contratados. Então, universidades e empresas precisam estar alinhadas. O Crea-SE tem intermediado essa relação. Estar dentro da universidade é um papel do Conselho, colaborando nas discussões acadêmicas e contribuindo para uma engenharia mais conectada aos desafios contemporâneos”, afirmou o presidente Dilson Luiz.
“Estou muito feliz com essa nossa parceria. É fundamental que tenhamos o olhar do Crea-SE para elaboração de ementas cada vez mais próximas das atividades que são desempenhadas no dia a dia. Isso contribui para uma formação cada vez mais sólida dos nossos futuros profissionais”, ressaltou o Reitor.
Outro ponto tratado durante o encontro foi a necessidade de um maior rigor na fiscalização das instituições de ensino superior que ofertam cursos ligados ao Sistema Confea/Crea. O presidente do Crea-SE solicitou o apoio da Reitoria para que, junto ao Ministério da Educação (MEC), seja cobrado o cumprimento rigoroso dos critérios de qualidade, estrutura e carga horária exigidos para a formação de engenheiros, agrônomos e geocientistas. A reunião também contou com a participação da gerente técnica do Crea-SE, Paula Braz.