Um dia após o lançamento que marcou o início da implantação da metodologia Building Information Modeling – BIM no Governo do Estado de Sergipe, o presidente do Crea-SE, Dilson Luiz, reuniu na sede do Conselho o representantes da empresa responsável pela implantação, DeskGraphics, Marcelo Narciso e Sérgio Lizarralde, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Karine Santiago, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Elso Moisinho e ainda o prefeito de São Cristóvão, engenheiro Júlio Nascimento, acompanhado da Secretária de Infraestrutura, engenheira Carlyane dos Santos. Em pauta, o incentivo ao acesso de profissionais à metodologia BIM.
A Metodologia BIM é um processo que reúne e disponibiliza todas as informações das engenharias, da arquitetura, dos construtores, dos fiscais e ainda para auxiliar os responsáveis pelo funcionamento do futuro empreendimento de forma automatizada valorizando e uniformizando a construção em todo o seu ciclo de vida.
Ao final da reunião, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, informou que será firmado entre o Conselho e a DeskGraphics, um Termo de Cooperação Técnica para viabilizar o acesso dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua ao sistema BIM.
“Estamos atentos a esse novo momento em Sergipe. O BIM, traz tecnologia e inovação para os nossos profissionais, que precisam estar qualificados, bem como possuir acesso aos softwares integrantes da plataforma BIM. Por isso nos reunimos aqui hoje, para discutir como podemos viabilizar treinamentos e softwares para os profissionais e isso vai acontecer em breve”, falou.
O representante da DeskGraphics, Marcelo Narciso, destacou a atuação do Crea-SE na implantação do BIM, no Governo do Estado de Sergipe.
“O Crea-SE tem uma participação muito importante. São cerca de sete mil profissionais ativos. Levar esse conhecimento para essa categoria é uma parte importante desse processo. Agora, fundamentalmente, é hora de olhar para os profissionais, levar a eles conhecimento permitir que eles sejam inseridos no mercado de trabalho”, falou.
O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) comemorou a implantação do BIM em Sergipe e pontuou a necessidade de que seja um processo ágil.
“Quanto mais celeridade melhor. Engenheiros e arquitetos precisam ter acesso o quanto antes, precisam ser qualificados para que possam atuar no desenvolvimento do nosso estado”, disse.
O prefeito do município de São Cristóvão, Júlio Nascimento, único município sergipano onde o BIM já foi implantado, se propôs a colaborar para a disseminação do sistema em outras cidades.
“O BIM permite mudanças significavas na execução de obra, maior previsibilidade de gastos e de tempo, além de muitas outras vantagens, o que beneficia a população, porque as obras vão ser entregues de forma mais eficiente e com um custo assertivo e é isso que nós queremos para as populações de todos os municípios sergipanos”. Finalizou agradecendo pela iniciativa do Crea em reunir estes atores para discutir a inclusão dos profissionais e incentivo aos municípios.