
A 80ª Soea é um grande espaço para realização de diversas palestras simultâneas sobre temas relevantes, em discussão, e que vão provocar de alguma forma, mudanças no futuro do Brasil. Na tarde desta terça-feira (7), o conselheiro federal por Sergipe, eng. eletricista Sérgio Maurício Mendonça, mediou debates provocados pelas palestras da engenheira eletricista Arileide Cristina Alves e pelo engenheiro eletricista Gian Carlo Brustolin.
A engenheira falou sobre ‘Soluções em Redes Inteligentes e Mobilidade Elétrica: Pesquisa Aplicada para a Sustentabilidade e Transformação Digital no Setor Elétrico’.

“A gente vive uma nova transição energética. As coisas são urgentes e nós precisamos nos adaptar numa velocidade muito grande. Então é muito importante que a gente ouça muito e reflita bastante para levar para nossa atuação diária”, disse Arileide.
Já o engenheiro falou sobre ‘Oportunidades de apoio, fomento, treinamento e pesquisa, a fundo perdido, para a inovação no Brasil.

“Como possibilitar inovação dentro de empresas de engenharia? É um tema, realmente, bastante emergente porque as empresas de engenharia precisam. A engenharia é uma atividade de inovação em si, mas é necessário que as empresas insiram no processo produtivo a inovação. E para isso, a gente sabe que os custos de inovação são elevados, e por esse motivo, a gente traz aqui algumas soluções possíveis para que as pessoas consigam investir em inovação sem serem descapitalizadas, esse é o nosso objetivo”, pontuou Gian.
O Conselheiro federal Sérgio Maurício não escondeu a alegria em mediar debates com assuntos tão atuais e necessários.
“Sempre que eu sou convidado para moderar o debate, eu me sinto muito honrado, e são assuntos que têm muito a ver com a minha atuação profissional e como conselheiro federal também. Então é uma grande honra, é um grande prazer estar aqui para moderar, principalmente pela qualidade das pessoas que apresentaram seus trabalhos”, finalizou.


